quinta-feira, 20 de maio de 2010

Biografia do homenageado do São João 2010 - Santa Cruz do Capibaribe‏


Heleno Alexandre da Silva ou, simplesmente, Leninho Sanfoneiro, como se tornou conhecido, nasceu na cidade de Toritama em 1944. Filho do Senhor Mourão (proprietário de Parque de diversões) e de Dona Elvira, uma dedicada dona de casa, veio morar em Santa cruz do Capibaribe ainda menino. Aos 12 anos começou a freqüentar a casa de Joca Miguel onde observava curiosamente o artesão consertando e afinando sanfonas. Foi então que seu pai percebeu o interesse do garoto pela música e com muito sacrifício comprou um instrumento semelhante e o presenteou. “Fui com o meu pai a Caruaru, em cima de um caminhão para comprar a minha primeira sanfona. Na volta, a ansiedade era tanta que vim tocando em cima do veículo”, confidencia emocionado.

Leninho tocou seu primeiro São João na casa do Senhor Manoel Cirilo, na Vila do Pará. O talento do garoto impressionou a todos e logo recebeu o convite para animar os festejos juninos de Santa Cruz do Capibaribe, quando o evento ainda era realizado no Mercado de Anízio Monteiro. Bastaram apenas mais algumas apresentações para o músico se consolidar no meio artístico e começar a dividir o palco com grandes nomes da música brasileira, como: Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Dominguinhos, Sivuca, Elba Ramalho entre outros.
Foi o fundador da Banda Noda de Caju e logo depois passou a patente do nome da banda para um amigo. "Deus me tirou da Noda do caju para a salvação" disse o instrumentista que hoje é evangélico e só toca para louvar a Deus. Leninho ainda destacou que aceitou ser o homenageado do São João por não ver maldade no reconhecimento do seu talento. "Não vou participar das festas e nem dos shows, mas vou comparecer na abertura do evento e agradecer pela homenagem.

Gosto do povo de Santa Cruz e sei que eles também gostam de mim e, portanto fico feliz em receber este reconhecimento. Fico triste apenas com o desastre musical que o forró recebeu, pois as músicas hoje não têm raízes, são desrespeitosas e ofensivas às mulheres e influenciam os jovens a um caminho errado”, Finalizou Leninho. O músico registra em sua carreira passagem pelas bandas locais: Lara e seu Conjunto, Os Ases, Banda Pingo D’Água e o Grupo Pop Sound.
Por Marcelo Santa Cruz e Jota Oliveira

Foto: Marcelo Santa Cruz

Nenhum comentário: