quinta-feira, 20 de maio de 2010
Biografia do homenageado do São João 2010 - Santa Cruz do Capibaribe
Heleno Alexandre da Silva ou, simplesmente, Leninho Sanfoneiro, como se tornou conhecido, nasceu na cidade de Toritama em 1944. Filho do Senhor Mourão (proprietário de Parque de diversões) e de Dona Elvira, uma dedicada dona de casa, veio morar em Santa cruz do Capibaribe ainda menino. Aos 12 anos começou a freqüentar a casa de Joca Miguel onde observava curiosamente o artesão consertando e afinando sanfonas. Foi então que seu pai percebeu o interesse do garoto pela música e com muito sacrifício comprou um instrumento semelhante e o presenteou. “Fui com o meu pai a Caruaru, em cima de um caminhão para comprar a minha primeira sanfona. Na volta, a ansiedade era tanta que vim tocando em cima do veículo”, confidencia emocionado.
Leninho tocou seu primeiro São João na casa do Senhor Manoel Cirilo, na Vila do Pará. O talento do garoto impressionou a todos e logo recebeu o convite para animar os festejos juninos de Santa Cruz do Capibaribe, quando o evento ainda era realizado no Mercado de Anízio Monteiro. Bastaram apenas mais algumas apresentações para o músico se consolidar no meio artístico e começar a dividir o palco com grandes nomes da música brasileira, como: Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Dominguinhos, Sivuca, Elba Ramalho entre outros.
Foi o fundador da Banda Noda de Caju e logo depois passou a patente do nome da banda para um amigo. "Deus me tirou da Noda do caju para a salvação" disse o instrumentista que hoje é evangélico e só toca para louvar a Deus. Leninho ainda destacou que aceitou ser o homenageado do São João por não ver maldade no reconhecimento do seu talento. "Não vou participar das festas e nem dos shows, mas vou comparecer na abertura do evento e agradecer pela homenagem.
Gosto do povo de Santa Cruz e sei que eles também gostam de mim e, portanto fico feliz em receber este reconhecimento. Fico triste apenas com o desastre musical que o forró recebeu, pois as músicas hoje não têm raízes, são desrespeitosas e ofensivas às mulheres e influenciam os jovens a um caminho errado”, Finalizou Leninho. O músico registra em sua carreira passagem pelas bandas locais: Lara e seu Conjunto, Os Ases, Banda Pingo D’Água e o Grupo Pop Sound.
Por Marcelo Santa Cruz e Jota Oliveira
Foto: Marcelo Santa Cruz
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário