terça-feira, 25 de maio de 2010

Agora só falta oficializar Miriam


A deputada estadual Miriam Lacerda (DEM) resiste a revelar, mas já é candidata a vice na chapa do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB). Falta apenas a oficilização para que ela possa começar suas andanças ao lado do peemedebista. O convite foi feito por telefone, na última sexta-feira, e a resposta positiva dada de pronto, após a rápida reunião entre Jarbas e alguns deputados estaduais, no escritório político do peemedebista, na Ilha do Leite.


A democrata rumava para Caruaru, como faz todo fim de semana, quando recebeu um telefonema do senador. “E aí?”, teria indagado Jarbas. Miriam, no entanto, colocou seu único empecilho: “O meu complicador é que o meu eleitorado em Caruaru não aceita qualquer nome para o meu lugar”, disse ela ao majoritário, segundo fontes. Contudo, o nome capaz de resolver essa equação estava ao lado de Miriam, dirigindo o carro: Antônio Geraldo Filho (DEM) presidente da Juventude Democrata na Capital do Agreste, que acompanhava a mãe no encontro. Bem avaliada no município, ela e o marido, o ex-prefeito (2000-2008) e vereador Tony Gel (DEM), trabalharão, agora, para que Toninho fique com o espólio eleitoral da mãe em Caruaru.



Miriam sabe o tamanho do desafio que terá pela frente, o maior desde a sua entrada na política, em 1988, quando coordenou a campanha do marido, a prefeito do município. Apesar de não confirmar oficialmente que é a vice de Jarbas, ela já fala com empolgação da missão. “Eu gosto de trabalhar e uma coisa posso garantir: se Jarbas me der o Agreste, eu faço ele sair vitorioso de lá”, deixa escapar, já em tom de campanha. O atual vice-governador é João Lyra Neto (PDT), também caruaruense, tendo sido prefeito da cidade por duas vezes. Na última tentativa de retornar ao cargo, em 2004, foi derrotado por Tony Gel.



Dentre os vários papéis que já ocupou - foi voluntária da Secretaria de Ação Social, no primeiro mandato do marido, e secretária de Governo, no segundo -, é na oposição ao Governo Eduardo Campos (PSB) que ela se destaca. Em seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa, já ocupa um cargo espinhoso para uma estreante: é vice-presidente da Comissão de Ética, posição rejeitada por muitos veteranos.



O nome da democrata provavelmente não será anunciado no evento da próxima sexta-feira, quando Jarbas oficializará sua candidatura ao lado do presidenciável José Serra (PSDB). O senador deseja revelar a chapa completa de uma só vez, e os entraves para a escolha do segundo nome para o Senado segue sem evoluções significativas. Os oposicionistas são só elogios para a escolha da vice. Avaliam que o fato de ter uma mulher, representante do Agreste e bem votada, é um “gol de placa”. Miriam foi a segunda deputada mais votada da Alepe, com 67.830 mil votos, o que lhe dá o título de mulher mais bem votada até hoje em Pernambuco.


Bruna Serra Especial para a Folha

Nenhum comentário: