sexta-feira, 28 de maio de 2010

PMDB perde 33 para Eduardo Campos


Depois de ter assistido a uma debandada de prefeitos e deputados tucanos, o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) sofreu novo revés, desta vez dentro do seu próprio partido. Utilizando a aliança nacional que o PMDB fará com o PT como desculpa, um prefeito, dois vice-prefeitos e 30 vereadores do partido em Pernambuco já aderiram ao governador Eduardo Campos (PSB). Eles argumentam que não podem ser acusados de infidelidade partidária porque seguirão a orientação da nacional e que o diretório estadual, comandado por Jarbas, é que é o dissidente. O PMDB, inclusive, indicará seu presidente, deputado federal Michel Temer, como candidato a vice-presidente na chapa encabeçada pela petista Dilma Rousseff, que terá o apoio dos socialistas.


O prefeito de Granito, no Sertão, Ronaldo Sampaio (PMDB), afirmou que vota no governador porque o socialista é “querido” pelo povo do município”. “Ele trouxe o desenvolvimento para a cidade, uma escola, uma estrada. Veio nos visitar (em março de 2009), ouviu o povo e fez o que o povo queria. O povo foi quem me elegeu. Como eu posso ficar contra o povo?”, questionou. Além dele, o prefeito de Barra de Guabiraba, Alberto Albuquerque (PMDB), o Bebeto, já havia aderido ao palanque eduardista.



Vice-prefeito de Serra Talhada, No Sertão, Luciano Duque (PMDB) seguiu o comando do prefeito Carlos Evandro (PR) e também mudou de lado. “Sigo o prefeito. Em 2006, ele votou em Mendonça e eu também. Sou vice-prefeito dele e ele pode me apoiar (para a prefeitura do município), em 2012. Não tenho medo de perder o mandato. Da mesma forma, o partido pode pedir o mandato de Jarbas porque ele apoiará um candidato (Serra) de oposição”, argumentou. Além dele, Henrique Marcula (Belém do São Francisco) é outro vice-prefeito que está com Campos.



Presidente da Câmara Municipal de São Bento do Una, Agreste, André Valença (PMDB) também aderiu ao governo. O vereador chegou a brincar quando perguntado se não tinha o receio de perder o mandato. “Perco não, excelência, pode ter certeza! Se perdesse, tanta gente iria ficar sem mandato...”, assegurou. Trinta vereadores peemedebistas estão na mesma situação, segundo apurou a Folha. Entre eles, André Ferreira, campeão de votos para a Câmara do Recife, em 2008.



Os outros são Délio Júnior (Camaragibe), João Monteiro (Itamaracá), Carlos Monteiro (Ipojuca), Romero Sales (Ipojuca), Valtinho da Sucata (Ipojuca), Pedro do Sindicato (Moreno), Genildo Machado (São Lourenço da Mata), Cláudio do Raio X (Tacaimbó), Eduardo Leite (São Bento do Una), Neto (São Bento do Una), Gilson do Povo (Araçoiaba), Edinho (Xexéu), Andreza (Palmares), Edú do Saae (Palmares), Vanilton (Dormentes), Silvia Arruda (Limoeiro), Germano (Vertentes), Zé Ivanildo (Vertentes), Zé Antônio (Orobó), Paulo Pereira (Passira), Luiz (Lagoa de Itaenga), Josenildo (Condado), Clebeow (Timbaúba), Paulinho (Timbaúba), Aurélio (Itaquitinga), Givaldo (Chã de Alegria), Salete (Ingazeira) e Sérgio Maluquinho (Araçoiaba).



Entrevista



Pela manhã, Eduardo Campos concedeu entrevista ao programa Folha Alerta, da Rádio Folha FM 96.7, onde destacou as ações da sua gestão nas áreas de saúde, educação, transportes e combate à violência

ARTHUR CUNHA(FOLHA DE PERNAMBUCO)

Nenhum comentário: