sábado, 15 de maio de 2010

Quadrilha comandada por pernambucanos é desarticulada no MA


Operação realizada pela Polícia Federal (PF) do Maranhão no município de Santa Inês, a 250 km da capital São Luís, resultou na prisão de uma quadrilha com 11 integrantes, especializada em assaltos a bancos e carros-fortes, nesta sexta-feira (14). Entre os criminosos, quatro são naturais de Cabrobó, no Sertão de Pernambuco. O grupo, fortemente armado, foi surpreendido em uma fazenda da cidade, quando se preparava para realizar mais uma investida na região.

Os acusados chegaram no início da noite à capital maranhense e seguiram direto para a sede da PF no bairro de Cohama. Os pernambucanos presos são Louribel Simões de Medeiros, José Ivanílson Pires Sales, e os irmãos José Dantas Brandão e Eduardo Dantas Brandão. Segundo o chefe de comunicação da PF, Ubirajara Gibernon, eles seriam os líderes do bando. Por enquanto, os 11 ficarão detidos no local, mas deverão ser encaminhados, posteriormente, ao Presídio de Pedrinhas, em São Luís.

"Estávamos há três meses atrás dessa quadrilha que é responsável por uma série de crimes em vários estados. Hoje eles investiriam contra um carro-forte, mas conseguimos prendê-los a tempo. Ainda estamos levantando todas as informações sobre as abordagens realizadas pelo grupo e coletando alguns vestígios importantes que possam ajudar na investigação. Na próxima segunda-feira (17) deveremos conceder uma entrevista coletiva para detalhar a ação desse grupo criminoso", explicou Ubirajara Gibernon.

Com a quadrilha, a PF apreendeu cinco fuzis, quatro submetralhadoras, duas espingardas calibre 12 (escopeta), três pistolas, um revólver e grande quantidade de munição. Também foram encontrados explosivos, granadas, seis coletes balísticos, roupas camufladas e dois veículos. Não houve resistência. Cerca de 40 policiais participaram da ação, que contou com integrantes do PF Pernambucana.

Entre os bandidos, pelo menos três já haviam sido presos pela PF em março de 2005 no município de Juazeirinho, na Paraíba, com outras dez pessoas que pretendiam assaltar dois carros-fortes. Na oportunidade, a PF apreendeu dinamites, explosivos plásticos, cordel detonante, espoletas, coquetéis molotov, coletes balísticos, oito fuzis, uma espingarda calibre 12, revólveres e mais de 1000 munições calibre 5.56 e 7.62, utilizadas por fuzis.

Do JC Online

Nenhum comentário: