sexta-feira, 21 de maio de 2010

Igreja matriz de Tracunhaém é saqueada


Um lugar que deveria ser de tranquilidade e orações, foi invadido por bandidos, em Tracunhaém, município que fica há 63 quilômetros do Recife. Na madrugada desta quinta-feira (20), ladrões arrombaram a matriz de Santo Antônio - que fica numa área tombada pelo Patrimônio Histórico do Estado - e levaram quatro imagens de santos.

A igreja foi construída na época em que a cana de açúcar produzia riqueza em Pernambuco. Tracunhaém guarda tesouros deste período, mas a segurança desses bens tão valiosos não está a altura e os 13 mil moradores estão assustados, porque ,pela primeira vez, o local foi alvo de bandidos.

Pelas marcas encontradas no local, os ladrões tentaram arrombar a porta lateral,mas não conseguiram porque ela é protegida por uma barra de madeira. Depois quebraram o ferrolho da porta que dá acesso à sacristia. Reviraram tudo e levaram dois microfones guardados num móvel, mas o que os bandidos vieram buscar estava numa outra área da igreja.

Quatro imagens de madeira feitas há 200 anos: sagrado coração de Jesus, Santa Ana, Nossa Senhora da Apresentação e Santo Antônio. A maior delas, com um metro de altura, ficava no altar mor. Os bandidos também tiraram os panos que ornamentavam o local. Eles levaram as imagens menores e mais leves e deixaram outras duas mais difíceis de carregar.

“Santo Antonio tinha mais ou menos um metro e tinha sido restaurado. As outras imagens chegavam perto de um metro”, lamentou Humberto de Souza, zelador da igreja.

Em um mês, foi o terceiro furto de imagens sacras na região da Zona da Mata. No primeiro, em Goiana, os ladrões também levaram a imagem de madeira de Nossa Senhora do Carmo. Ela tem 1,20 metro, pesa em torno de 60 quilos e é do século 18.

As outras imagens também roubadas são de Santa Teresa d´Ávila, de madeira, e de São José de Botas, feita de terracota, do século 17. No segundo furto, foi levada uma imagem de Santo Antônio da igreja matriz em Tejucupapo, distrito de Goiana.

Para os fiéis de Tracunhaém, um perda ainda maior porque a festa em homenagem a Santo Antônio começa no próximo dia primeiro de junho e justo a imagem do santo foi levada.

Durante a madrugada, os ladrões fugiram por uma porta perto do altar, por onde é possível aproximar um carro. Os moradores não quiseram gravar entrevista, mas contaram que viram, à noite, um caminhão vermelho estacionado no local.

O chefe da polícia Civil de Pernambuco, Manoel Carneiro indicou o delegado Salustiano Albuquerque para apurar o caso.

Da Redação do pe360graus.com

Nenhum comentário: