sábado, 19 de setembro de 2009
Adolescente que contraiu raiva recebe alta do hospital
O jovem que ficou 11 meses internado, depois de ser mordido por um morcego e contrair raiva, deixou o hospital Oswaldo Cruz na manhã desta sexta-feira *(18). Marciano Menezes da Silva, 16 anos, passou sete meses internado no setor de isolamento da unidade. O adolescente é o terceiro paciente no mundo a sobreviver à doença. Segundo especialistas, a raiva mata em até 15 dias.
De acordo com o infectologista, Vicente Vaz, a equipe que cuidou do garoto era uma das melhores do país, “A gente otimizou o tratamento com a ajuda da Secretaria de Saúde do Estado e com o Ministério da Saúde, explica o médico.
No hospital, Marciano Menezes fez amigos e sonhou com o dia de voltar pra casa, para junto dos sete irmãos, no município de Floresta, no Sertão do estado, onde vive toda a família. “Eu estava com saudade da minha mãe, ver meus irmãos e amigos”, fala com dificuldades o garoto.
Quando saiu do hospital, Marciano estranhou a claridade e se queixou de dor nas pernas. Ele vai precisar voltar em três semanas para fazer uma cirurgia nos quadris. A doença deixou seqüelas como a limitação de alguns movimentos O médico Gustavo Trindade, que coordenou a equipe que cuidou do garoto, explica que é difícil certificar até que ponto o menino vai recuperar os movimentos. “Mas ele não corre risco de morte, afirma.
O garoto foi submetido a um tratamento criado nos Estados Unidos e que salvou uma adolescente em 2004. Marciano passou quatro meses na unidade de terapia intensiva, em coma induzido. Ultimamente estava no setor de isolamento do hospital. O pai do adolescente, João Gomes de Menezes, sentiu alívio ao ver o filho sair do hospital. “Vou cuidar dele em casa, fazer o tratamento
Da Redação do pe360graus.com
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário