sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Vigilância Sanitária fiscaliza Hospital Psiquiátrico José Alberto Maia


Uma equipe da Vigilância Sanitária de Pernambuco fez uma fiscalização no Hospital Psiquiátrico José Alberto Maia, nesta quinta-feira (24), depois que uma reportagem do Bom Dia Pernambuco mostrou a situação dos mais de 600 pacientes do maior manicômio do Estado, que sofrem com a falta de comida, roupas e condições de higiene.

Os técnicos recolheram amostras de água e de alimentos. De acordo com o diretor da Vigilância Sanitária, Jaime Brito, foi constatada a precariedade das condições de internação. O laudo deve ser divulgado em oito dias. O hospital pode ser advertido ou multado.

O problema é antigo: vem sendo discutido há dois anos pelo Governo do Estado e pela Prefeitura de Camaragibe. Nesse período, 103 pessoas morreram. O hospital é particular, conveniado ao Sistema Único de Saúde (SUS), que paga uma diária de R$ 28,90 por paciente.

Os pacientes vêm de 32 municípios e vivem em condições precárias. Eles só têm garantida uma refeição por dia, por ordem do Ministério Público – o almoço. O funcionário mais antigo testemunha a situação há mais de 40 anos. "Quando eu cheguei, isso aqui era um céu, hoje se tornou um inferno", diz Antônio de Moura. As dívidas trabalhistas se acumulam - os funcionários ainda não receberam o salário de julho e as férias foram suspensas.

A taxa de mortalidade no manicômio é de cinco mortes por mês, de acordo com o Conselho Regional de Psicologia (CRP). Em um pavilhão, dois auxiliares de enfermagem cuidam de 102 idosos. "Em dois anos foram 103 mortes. O que a sociedade vai ficar esperando? Que essas pessoas morram?", questiona Nelma Melo, da comissão de saúde do CRP.

O Ministério da Saúde considera o hospital um dos dez piores do país. A situação é tão grave que está sendo elaborado um plano de intervenção no manicômio. "O Ministério foi chamado para discutir a questão para que até o final do mês a gente tenha uma intervenção naquela unidade", afirma Ana Maria Albuquerque, secretária Executiva de Atenção à Saúde do Ministério.

De acordo com a Prefeitura de Camaragibe, uma equipe contratada pelo município vai assumir a direção do hospital. Para fazer isso, vai contar com a ajuda do Governo do Estado e do Ministério da Saúde. A diretoria do Hospital Psiquiátrico José Alberto Maia não quis gravar entrevista.

O ex-prefeito de Camaragibe, Paulo Santana, negou que tenha havido desvio de dinheiro e informou que, em 2004, o Hospital Alberto Maia foi considerado um dos piores do País e, por isso, na época, houve um bloqueio no repasse de verbas do SUS para o hospital.

A prefeitura teria, então, usado o dinheiro bloqueado para outras ações na área de saúde. O ex-prefeito disse, ainda, que o bloqueio do dinheiro teria durado, apenas, um mês e, logo em seguida, a verba voltou a ser repassada para o hospital.

Da Redação do pe360graus.com

Nenhum comentário: