terça-feira, 22 de setembro de 2009

Operação apreende carros com IPVA atrasado


Uma operação que envolve agentes de trânsito e fiscais da Receita Estadual foi às ruas nesta segunda-feira (20) para tentar recuperar R$ 20 milhões, que não foram arrecadados com o IPVA, somente este ano. Pelas contas da Receita, 221 mil veículos estão circulando pelo Estado sem pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores.

Nas blitzes, são parados apenas os carros com inadimplência Os carros são obrigados a passar por uma única faixa. Nesse momento, a placa é fotografada pela câmera e as informações são repassadas para um computador, que imediatamente identifica se há algum débito.

Por meio de um rádio, o operador do computador avisa ao gerente de trânsito, que está a mais de 200 metros de distâcia, qual carro deve ser parado. Como as motos não têm placas na frente, todos os motoqueiros passam por uma vistoria.

"Este ano a previsão é arrecadar cerca de R$ 380 milhões. Deste montante, 50% vai para o município onde o carro está emplacado. Esse recurso é destinado para educação, saúde, segurança, onde o governador achar necessário empregar", afirma o gerente de veículos da Secretaria da Fazenda, Júlio Lóssio.

A guia para pagamento da multa é gerada na hora. A taxa equivale a 100% do valor do IPVA. Caso o motorista pague em duas horas, tempo que normalmente dura uma blitz, o veículo é liberado.

Um dos carros retidos foi o do deputado estadual Airinho, do PSB. A reportagem digitou a placa no site do Detran. Apenas o primeiro nome é mostrado, confirmando que a caminhonete pertence mesmo a ele. O deputado não desceu do carro. A reportagem tentou entrevistá-lo sobre o não pagamento do IPVA.

Depois que o IPVA e a multa foram pagos, o carro foi liberado e o deputado saiu sem dar entrevista.

Até o fim da tarde, 23 motoristas tinham sido parados e multados por causa da falta de pagamento do IPVA.

Da Redação do pe360graus.com

Nenhum comentário: