terça-feira, 22 de setembro de 2009

Projeto servirá de estímulo à inovação


Empresários, tecnólogos e representantes da esfera pública se reuniram, na noite dessa segunda-feira (21), no JCPM Trade Center, Pina, para o lançamento do Projeto Pernambuco Inovador pelo Sistema Jornal do Commercio de Comunicação e Porto Digital. A iniciativa tem o apoio da Confederação Nacional das Indústrias (CNI), da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe) e do Ministério da Ciência e Tecnologia. Também foi lançado o Prêmio Pernambuco Inovador, que tem como objetivo estimular iniciativas inovadoras de empresas, instituições e estudantes na área de tecnologia da informação.

Compuseram a mesa diretiva o presidente do conselho de administração do Porto Digital, Silvio Meira; a residente do Centro de Gestão e Estudos Estratégico, Lúcia Melo, representando o ministro Sérgio Rezende, da Ciência e Tecnologia; o diretor de redação do Jornal do Commercio (JC), Ivanildo Sampaio; o presidente da CNI, Armando Monteiro Neto; o presidente da Fiepe, Jorge Corte Real; e a secretária de ciência e tecnologia do Estado, Luciana Santos, representando o governador Eduardo Campos.

"A inovação faz com que comecemos a ver com mais otimismo o futuro do Estado. Os avanços tecnológicos e científicos nos impulsionam para novos rumos", disse o diretor de redação do JC, Ivanildo Sampaio.

Para a representante do Ministério da Ciência e Tecnologia, Lúcia Melo, Pernambuco está na direção correta. "É importante se ter o entendimento sobre TI para que o Estado se coloque perante o mercado nacional com mais capacidade e competitividade", completou.

O presidente da CNI, Armando Monteiro Neto, ressaltou a importância da inovação. "A empresa que não inova, não sobrevive. Quem não inovar será punido por este mercado. A TI antes de ser um modismo é um imperativo de sobrevivência para empresas e indústrias. É fundamental que a inovação seja colocada no centro da agenda empresarial", concluiu.

O diretor de inovação do Porto Digital, Aurélio Molina, ressaltou a importância da cultura da tecnologia da informação. "Empresas, universidades e estudantes precisam ter mais clareza sobre a inovação. Um produto quando sai do forno já sai desatualizado, por isso a necessidade de utilizar criatividade e ter a coragem de tornar possível, o que parece ser impossível", finalizou.

Sobre o Prêmio Pernambuco Inovador, a secretária Luciana Santos pontuou: "A tecnologia da informação é uma atividade econômica que puxa os outros setores, pois é o carro-chefe do desenvolvimento. O prêmio é bem abrangente, por que dialoga com os desafios da vida e o cotidiano das pessoas."

INCENTIVO - No período de novembro a março, serão realizados 10 fóruns setorizados, com foco nos principais arranjos produtivos, para estimular os empresários e estudantes a adotarem práticas inovadoras. A participaçção será gratuita.

O PRÊMIO - As empresas premiadas receberão, além do troféu e do diploma, a divulgação da própria experiência em tecnologia em uma revista a ser publicada pelo JC em abril de 2010. Quanto aos três estudantes que receberem o prêmio, um deles será escolhido para por o projeto em execução no Porto Digital.

Do Jornal do Commercio

Nenhum comentário: