sábado, 26 de setembro de 2009

Eduardo: “Nosso foco é trabalho”


Dentro da sua peculiar linha de discurso de que “é ano de trabalho”, o governador Eduardo Campos (PSB) procurou responder às críticas da oposição voltadas para a área da Saúde, depois de realizar visitas às obras das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), além da reta final da construção do Hospital Miguel Arraes, nos municípios de Igarassu e Paulista. “O povo não tem tempo para ficar ouvindo esse debate menor, mas tenho respeito à oposição. Nosso foco é o trabalho, não é esse debate. Não vou parar de trabalhar para fazer esse debate que não cabe”, disse o governador, antes de almoçar o churrasco servido na área externa do hospital, ao lado dos operários da obra.


Ao mesmo tempo, o socialista queixou-se de não receber o aparelho público com condições de executar seu plano de ação direcionado para a Saúde. “Começamos do zero. Não tínhamos projetos do Executivo programados, tivemos que começar daqui. O último hospital foi construído faz 40 anos. Estamos construindo três hospitais, mais as UPAs”, lembrou. Ainda refratário aos ataques oposicionistas, o governador lembrou dos outros dois hospitais que serão construídos na Região Metropolitana do Recife, nos municípios do Cabo de Santo Agostinho e Moreno, que devem ser entregues até dezembro de 2010.


“Estamos cumprindo nosso compromisso com a população. Essas obras não serão para minha gestão apenas, ficarão para quem vier depois de mim. Sei que nenhum governador fez tanto pela saúde quanto eu”, desafiou Campos. Os investimentos em equipamentos, o aumento da remuneração dos médicos, concursos feitos para a área, o programa Mãe Coruja e projetos voltados para o saneamento foram listados por Eduardo Campos, que, assim mesmo, reconheceu as dificuldades para encontrar saídas. “A Saúde não é assunto simples, se fosse já teríamos resolvido. Estamos reestruturando a saúde no Estado”, avisou.


O governador comparou avanços alcançados na área da Educação, e do balanço das finanças públicas, que estavam fora de ordem, segundo dados do Tribunal de Contas do Estado, por mais de 14 anos. “Conseguimos equilibrar as contas do Estado. Elas vinham com déficit desde os governos de Joaquim Francisco e Doutor Arraes”, rememorou. A visita foi prestigiada pela viúva de Miguel Arraes, Magdalena Arraes, que não parava de tirar fotos do governador.


No dia 15 dezembro, data em que Miguel Arraes completaria 93 anos, está marcada a inauguração do hospital. “O possível a gente faz. O impossível o povo ajuda a construir”, reproduziu Eduardo Campos, a frase do avô, gravada na estátua de Miguel Arraes. Leia também

JAIRO LIMA (folha de pernambuco)

Nenhum comentário: