segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Parada da Diversidade agita a orla de Boa Viagem


Milhares de pessoas se reuniram na orla de Boa Viagem, Zona Sul do Recife, para a oitava Parada da Diversidade, neste domingo (20). No meio da multidão, as cores do arco-íris se destacaram na bandeira símbolo do movimento GLBT. Dez trios elétricos garantiram a animação do público com muito axé e música eletrônica. Muita irreverência e criatividade nas fantasias marcaram o evento, que terminou por volta das 17h.

Com o tema “Homofobia dói, machuca e mata”, a Parada da Diversidade aliou diversão à luta pelo fim do preconceito. Este ano a parada percorreu três quilômetros do trecho considerado o mais nobre da orla de Boa Viagem, entre o antigo Hotel Savaroni e o Primeiro Jardim. Várias pessoas, em cima dos trios, no chão e nos edifícios aplaudiram a bandeira com as cores do arco-íris.

Às 9h, a banda Balanço Gostoso e vários artistas drags fizeram a festa no palco montado próximo ao Hotel Savaroni. Logo depois, a Banda Sem Razão animou o público que começava a se aglomerar na orla. Simultaneamente em diversos pontos da avenida ocorreram shows. Em frente à pracinha de Boa Viagem a Orquestra de Frevo Feminina com passistas fez o público cair no ritmo genuinamente pernambucano. Já a calçada da padaria de Boa Viagem serviu de palco para apresentação de grupos de Maracatu e Afoxé.

Este ano a Parada serviu também para chamar a atenção dos políticos. Os organizadores querem que o Congresso Nacional aprove o Projeto de Lei que torna crime atos de discriminação contra os homossexuais. Um estudo recente da fundação Perseu Abramo apontou Pernambuco como um dos estados com maior número de crimes relacionados ao preconceito contra os homossexuais: a média, no período de um ano, é de 27 assassinatos.

Da Redação do pe360graus.com

Nenhum comentário: