
O Sertão pernambucano ganhou destaque no mundo do vinho. Especialistas internacionais estão em Petrolina participando de um concurso que vai escolher os melhores vinhos e espumantes brasileiros.
A produção de vinho no Vale do São Francisco começou em 1986 e foi um desafio para os idealizadores que chegaram à região do semi-árido nordestino. A ousadia deu certo e atualmente os vinhos produzidos na região são conhecidos no mundo inteiro.
"Hoje está provado que essa região produz uvas que são elaboras e dão origem aos vinhos. Tem também a curiosidade de não ser uma região tradicional, numa condição que não existe inverno e a planta tem uma vegetação constante, com sol o ano inteiro”, disse o pesquisador da Embrapa Giuliano Elias Pereira.
Cinco vinhos produzidos no Vale do São Francisco já foram premiados em concursos internacionais. Este ano, além de concorrer, Petrolina vai sediar a etapa Brasil do concurso Mundial de Bruxelas, que premia os melhores vinhos e espumantes do país.
O concurso funciona como uma ferramenta de marketing para os produtores de vinho. A ideia é que o selo da premiação seja utilizado nos rótulos, indicando para o consumidor que aquela bebida tem qualidade.
"Temos alguns espumantes, alguns vinhos tintos jovens e alguns brancos aromáticos de muito boa qualidade. É claro que temos que esperar um pouco para ter um vinho tinto de guarda, que a gente tem que ter tempo para não correr o risco de fazer uma avaliação apressada, porque a gente pode fazer um julgamento precipitado", disse o enólogo Antônio Czarnobay.
O resultado do concurso que vai premiar vinhos em diferentes categorias será divulgado hoje.
Da Redação do pe360graus.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário