quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Aliança PSB-PSDB contra prefeito


SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE (PE) - Adversários históricos devem se aliar na disputa pela Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, devido ao desgaste do prefeito Antônio Figuerôa (PTB), conhecido como Toinho do Pará. De bancadas distintas, os deputados estaduais Edson Vieria (PSDB) e Diogo Moraes (PSB) afirmaram,durante a realização da 12ª Assembleia Itinerante, que estão conversando sobre uma possibilidade de aliança no município agrestino. “Nós estamos vendo possibilidades, estamos conversando. Não é questão de aliança partidária, mas de aliança para Santa Cruz”, admitiu o deputado tucano, que é pré-candidato este ano e foi derrotado pelo petebista no pleito passado.

Diogo Moraes, que apoiou Toinho do Pará em 2008, foi mais cauteloso quanto à possibilidade de união os tucanos. O socialista destacou que tudo dependerá de uma conversa com o governador Eduardo Campos - presidente nacional do PSB e principal condutor das eleições municipais. “Nós estamos analisando, e vamos seguir a orientação do governador Eduardo Campos. Onde ele estiver nós acompanhamos”, ponderou.

Alianças entre as duas legendas, no entanto, não são surpresa, nem em Pernambuco, nem em outros Estados. Em Paulista, o prefeito é Yves Ribeiro (PSB) tem como vice o tucano Duffles Pires. “Ainda temos aliança com o PSDB em Toritama, Brejo da Madre de Deus, Taquaritinga do Norte, isso não é estranho em Pernambuco”, disse Moraes. “Os partidos também estão juntos em Alagoas, Paraíba, Minas Gerais, São Paulo, Paraná”, completou Vieira.

De acordo com Edson, o prefeito Toinho do Pará (PTB) tem uma rejeição que ultrapassa os 75%. “A avaliação é que ele está numa situação difícil, a infraestrutura da cidade está precária, a Saúde é muito deficiente, enfim, a rejeição é grande”, destacou. Nos bastidores, existem rumores de que o petebista pode não disputar a reeleição devido à falta de apoio do ex-prefeito e deputado federal José Augusto Maia (PTB).

As especulações são de que o deputado apoiará a candidatura de Dr. Nanau, que foi seu adversário na eleição de 2004. A chapa deverá ter Ernesto Maia - que é sobrinho de José Augusto - na vice. Ainda são pré-candidatos Fernando Aragão (PDT) e José Elias (PTB), que é o atual vice-prefeito do município.

O prefeito Toinho do Pará admitiu, inclusive, que pode abdicar da candidatura para dar vez a outro aliado. Segundo o petebista, conversas ainda estão sendo realizadas com partidos da base para se chegar a um entendimento. “Primeiro, nós estamos arrumando as siglas que vão ficar conosco. Estamos avaliando a conjuntura para saber se vamos disputar ou não a re­eleição”, contou. O prefeito, no entanto, afirmou que não sabe quem pode disputar a Prefeitura, caso ele desista da re­eleição.



JUMARIANA OLIVERA
Enviada especial(FOLHA DE PERNAMBUCO)

Nenhum comentário: