terça-feira, 20 de setembro de 2011

Articulações para Ana Arraes são intensificadas


Um café-da-manhã com a bancada pernambucana na Câmara Federal deu início ontem, às últimas movimentações do grupo que trabalha pela candidatura da deputada federal Ana Arraes (PSB) para o Tribunal de Contas da União (TCU). Ao todo, 18 dos 25 parlamentares do Estado compareceram ao encontro promovido pelo deputado federal Fernando Filho (PSB) e pelo governador Eduardo Campos (PSB), e que ocorreu na casa do ministro Fernando Bezerra Coelho (PSB/ Integra­ção Nacional). Após o encontro, muitos dos parlamentares seguiram para Brasília, onde deram continuidade às articulações.

Assim que chegou à Câmara, Fernando Filho procurou Ana Arraes para relatar tudo que aconteceu no café da manhã, fez alguns contatos e a colocou no circuito. Outros deputados pernambucanos fizeram o mesmo para assegurar os votos necessários à vitória da socialista. “Falei com seis deputados de outros partidos. Uns já tinham prometido o voto e outros garantiram que votariam. Amanhã (hoje) nos reuniremos para fazer um balanço. Às 14h, acompanharemos Ana Arraes na entrega da documentação à Comissão de Finanças e Orçamento. Depois, haverá uma reunião marcada por Silvio Costa (PTB) com a bancada evangélica”, contou Fernando.

O socialista disse que o dia será fechado num encontro com a bancada do PSB, para traçar a estratégia do dia da eleição. “Somos 30 e a ordem é que todos cheguem cedo à Câmara, na quarta-feira, para fazer o corpo a corpo, chamar outros deputados para votar, marcar cerrado”, ressaltou. Fernando Filho acredita que dá para conquistar cerca de 30 votos a mais nas próximas 48 horas.

CAFÉ
O café-de-manhã de ontem teve a presença de deputados governistas e da oposição, além do governador Eduardo Campos. “Vim a este encontro para agradecer o gesto do grupo, que dialogou bem, assim como manda a tradição de Pernambuco. Os deputados estão fazendo o corpo a corpo, ligando para outros, entrando em contato. É uma eleição como outras eleições e, na reta final, essas movimentações se intensificam. E é muito importante essa integração da bancada”, destacou Eduardo.

A oposição foi representada por Bruno Araújo (PSDB) e Augusto Coutinho (DEM). “É importante destacar que sou adversário do governador e da presidente Dilma Rousseff (PT), mas sou, acima de tudo, pernambucano. A postulante está qualificada para exercer a função de ministra do TCU, mas não há o entendimento de que isso (votar em Ana) possa representar uma aproximação nossa com o Governo do Estado”, frisou Coutinho.

Dos 25 deputados pernambucanos, apenas Luciana Santos (PCdoB) e Raul Henry (PMDB) declararam que votarão nos candidatos de seus partidos - Aldo Rebelo (PCdoB-SP) e Átila Lins (PMDB-AM), respectivamente. A comunista compareceu ao café-da-manhã para explicar que sua decisão é por questões partidárias. “Luciana é uma amiga, relatou todo esse processo. Nós entendemos a parte dela, e ela entende também a parte da bancada”, resumiu Eduardo Campos.

RICARDO DANTAS BARRETO
e MANOEL GUIMARÃES (FOLHA DE PERNAMBUCO)

Nenhum comentário: