sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Pernambuco incentiva escolas privadas a investir em segurança


Para prevenir atos violentos como bullying, tráfico e consumo de drogas, furtos e roubos no entorno das escolas da Região Metropolitana do Recife, o Governo de Pernambuco lançou, nesta quinta-feira (8), o Programa de Proteção às Escolas.

A iniciativa visa incentivar instituições de ensino privado a investir em segurança, oferecendo-lhe descontos no pagamento do ICMS incidente sobre as contas de água e telefonia (e não energia elétrica, como inicialmente divulgado). O programa surge três meses após a Lei nº 14317 de 27/05/2011 ser publicada no Diário Oficial.

Já aderiram ao programa o Colégio e Faculdade Damas, a Faculdade Maurício de Nassau e Escola Estadual Regueira Costa, no bairro do Rosarinho, Zona Norte do Recife.

Os colégios Agnes, São Luís, Fazer Crescer, Exponente e Nossa Senhora de Lourdes já assinaram o termo de adesão ao projeto e começam a ser monitorados nos próximos dias.

Para o presidente do Sindicato das Escolas Particulares do Recife, José Ricardo Diniz, esse monitoramento vai reduzir drasticamente os assaltos e furtos nas proximidades das escolas. “É nos grandes corredores e a 400 metros das escolas que acontecem os assaltos e pequenos furtos”, disse.

PROGRAMA - As escolas privadas que desejarem participar do programa devem entrar em contato com a Secretaria de Defesa Social (SDS) e preencher o termo de adesão. O documento deve ser solicitado pelo telefone (81) 3183.5005 ou pelo e-mail sds.ciods@pe.gov.br. O valor dos projetos não deve ultrapassar R$ 200 mil.

As escolas públicas estão sendo escolhidas pela SDS a partir do número de ocorrências registradas. Além da Regueira Costa, outras unidades públicas de ensino já participam da ção, como o Complexo IEP e o Ginásio Pernambucano.

NÚMEROS - O Recife já possui 237 câmeras de vídeomonitoramento em funcionamento; outras 400 já estão em licitação e, de acordo com a assessoria do governo, devem começar a operar em janeiro de 2012. Seis equipamentos do tipo dome, de alta resolução, capazes de “enxergar” em 360º, também já estão em operação. Uma câmera de videomonitoramento do tipo dome e de alta resolução custa, em média, R$ 12 mil no mercado.

Do NE10
ATUALIZADO ÀS 19H45

Nenhum comentário: