terça-feira, 11 de maio de 2010

Operação autua empresas de água mineral com selo falso


Fiscais da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa), auditores da Secretaria da Fazenda e policiais civis da Delegacia de Crimes contra a Ordem Tributária iniciaram, na manhã desta segunda-feira (10), uma ação conjunta para autuar três empresas que, segundo denúncias, estariam utilizando selos falsificados do Programa de Monitoramento e Fiscalização da Água Envasada (PURA). Os estabelecimentos estão localizados nos bairros do Pina, Várzea e Dois Irmãos.

Ao todo, 14 fiscais da Apevisa participam da ação, que está baseada em investigações feitas anteriormente, onde foram constatadas a presença de produtos com selo falsificados. O objetivo é inibir a ação de falsificadores e advertir a população sobre os problemas que podem ser gerados pela ingestão de água clandestina.

Na empresa do Pina, os selos falsificados continham o número real de um selo adquirido legalmente, além de se assemelhar bastante ao original, mostrando que os criminosos foram bastante cuidadosos na adulteração.

Sobre as outras duas empresas, localizadas nos bairros da Várzea e Dois Irmãos, além de vender botijões de água com selo falsificado, há denuncias de que elas também estariam envasando o líquido no local e utilizando rótulos e lacres de empresas formais. As duas situações constituem crimes contra a ordem tributária, falsificação e contra a saúde pública.

No que diz respeito às infrações sanitárias, os autuados terão o estabelecimento interditado e será aberto um processo, que poderá resultar em uma multa, que varia de R$ 2 mil a R$ 1,5 milhões.

Da Redação do pe360graus.com

Nenhum comentário: