sábado, 3 de abril de 2010
Prazo para tirar o título é 5 de maio
Quem ainda não tirou o título de eleitor para votar no pleito de outubro terá um mês para providenciá-lo junto à Justiça Eleitoral. O prazo final para solicitação do documento é 5 de maio. Até lá, o cidadão que já atingiu 18 anos deve procurar um cartório eleitoral no município onde reside, portando a documentação necessária. O processo pode ser agilizado pela Internet. No site do TRE (www.tre-pe.gov.br), no link Atendimento ao Eleitor, está disponível a opção Título Net. De acordo com o assessor-chefe da corregedoria do TRE, Orson Lemos, a utilização desse atalho agiliza em até 75% o tempo de conclusão do procedimento.
“Ao entrar na página, ele vai preencher todos os dados requisitados e isso facilita, porque quando chegar ao cartório, já estará com toda papelada pronta. Lá, basta apresentar os originais dos documentos”, explica Orson. Ao fazer o cadastro online, o eleitor deve imprimir, em seguida, o protocolo, a ser levado ao cartório. Caso não tenha como realizar a impressão, pode apresentar o número do mesmo no guichê do cartório eleitoral. É preciso levar junto documento de identificação e comprovante de residência, que pode ser conta de luz, água, correpondência bancária, entre outros. No caso do sexo masculino, há de portar a carteira de reservista e o Comprovante de Alistamento Militar (CAM).
Não possuir o título e, consequementemente, não votar em outubro implica em várias restrições. A pessoa fica impossibilitada, entre outras coisas, de realizar um concurso público, tirar um passaporte ou até mesmo se cadastrar no programa Bolsa Família. A partir dos 16 anos, o voto é facultativo até se completar a maioridade.
Aqueles que desejam transferir o local de votação ou o município estão enquadrados no mesmo prazo, 5 de maio. Quem precisa de segunda via pode requerê-la até 10 dias antes da eleição.
RENATA BEZERRA DE MELO(FOLHA DE PERNAMBUCO)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário