segunda-feira, 19 de abril de 2010

Enquanto gaúchos veem volta de rivalidade na final, MG e SP têm confrontos inéditos


Principais times do Estado, Grêmio e Internacional farão a decisão do Campeonato Gaúcho após quatro anos. Em 2009, o Tricolor foi o vice-campeão, mas o Inter faturou o título sem a necessidade de final por ter ganhado os dois turnos da competição.

Em 2006, na última vez que os gigantes gaúchos decidiram o título, o Grêmio foi o campeão.

Em São Paulo, o Santos chega como franco favorito à final contra o Santo André, que vai disputar a sua primeira decisão estadual. O time da Vila Belmiro, que vem impressionando pelo futebol ofensivo, tentará conquistar o seu segundo título paulista contra uma equipe de pouca expressão. Em 2007, o rival era o São Caetano, que à época era treinado por Dorival Júnior, atualmente trabalhando na equipe da Vila Belmiro.

Depois de uma primeira fase titubeante, o Atlético-MG fará a decisão do Campeonato Mineiro contra o Ipatinga, em confronto que nunca aconteceu antes em uma final. Sem o Cruzeiro, algoz dos últimos dois anos, o time comandado pelo técnico Vanderlei Luxemburgo tem a chance de conquistar seu terceiro título estadual desde 2000.

Os primeiros campeões estaduais de 2010 são Botafogo, no Rio de Janeiro e Coritiba, no Paraná. As duas equipes celebram recuperações depois de terem ido mal no Campeonato Brasileiro de 2009. Os paranaenses acabaram rebaixados para a Série B, enquanto os cariocas só se livraram da degola na última rodada.

Os Estaduais de 2010 também presenciaram o fracasso de quatro das cinco equipes que estão disputando a Copa Libertadores. Corinthians, Cruzeiro, Flamengo e São Paulo caíram mesmo antes da decisão. Só o Internacional ainda briga pelo título, no RS.

Novidade da primeira divisão em 2010, O Atlético-GO eliminou o Goiás na semifinal e vai decidir o título goiano contra o Vila Nova. Em Santa Catarina, a final será entre o representante do Estado no Brasileirão, o Avaí, contra o Joinville.

Os dois times nordestinos na primeira divisão vão decidir seus estaduais em clássicos locais. O Ceará encara o Fortaleza enquanto o Vitória pega o Bahia.

Do R7

Nenhum comentário: