terça-feira, 27 de abril de 2010

PSB retira nome de Ciro Gomes, hoje


O PSB anunciará, hoje, oficialmente, o fim do seu projeto de chegar à Presidência, com a retirada do deputado federal Ciro Gomes (SP) da corrida pelo Palácio do Planalto. O martelo será batido à tarde, em reunião da executiva nacional para tratar exclusivamente do tema, marcada para as 15h, em Brasília. Na ocasião, o comando do PSB analisará o resultado das consultas feitas aos diretórios estaduais. Até ontem, não estava confirmada a participação do presidenciável no encontro. É possível que ao fim da reunião, o presidente nacional do PSB e governador de Pernambuco, Eduardo Campos, anuncie o apoio à pré-candidata a presidente pelo PT, Dilma Rousseff.


Ao comentar o assunto, ontem, Eduardo Campos sinalizou o fim do projeto majoritário do PSB. “Exercitamos esse debate (de duas candidaturas na base governista). Acho que ele foi muito importante, não só para o crescimento do partido. Ele (Ciro) conteve o crescimento da oposição ao presidente Lula. As pesquisas indicam isso. Agora, o que há de fato é uma realidade em que há uma polarização em curso na eleição nacional”, constatou o governador, referindo-se ao embate de Dilma com o tucano José Serra. “O destino que ele (Ciro) optar terá a solidariedade do partido”, assegurou.



Por outro lado, Eduardo também deixou claro que a retirada de Ciro terá como contrapartida o apoio do PT a candidatos a governador do PSB nos estados onde a legenda tem chance de vitória, além da liberação de outros partidos aliados para fazerem coligações com os socialistas. “Situações em que candidatos a governador nossos, inteiramente viáveis, precisam de tempo de televisão, precisam de apoios para consolidarem suas vitórias. E isso o partido tem que discutir”, destacou Campos, ressaltando que o PSB tem condições de vencer em oito dos 11 estados onde lançou pré-candidatos ao Governo.



Questionado se sentia-se “desconfortável” com as recentes críticas de Ciro aos aliados, o presidente do PSB saiu em defesa do correligionário. “Quero lembrar às pessoas que podem ter ficado chateadas com essas declarações do Ciro a coragem do Ciro em defender o Lula em 2005 (no caso do Mensalão), (coragem) que faltou a muitos aliados. O destemor dele de fazer a defesa da democracia, da honra e da história do presidente Lula e do seu Governo. Esse estilo de Ciro é o que ele carrega numa história de sucesso”, ressaltou.



PERNAMBUCO



Presidente do PSB pernambucano, Milton Coelho confirmou, ontem, que seu voto na reunião do diretório nacional do partido será pela aliança com o PT. Pelos seus cálculos, dos 27 diretórios estaduais, 20 são contra a candidatura própria. E entre os 29 membros da executiva nacional, 22 também são favoráveis a Dilma. “O PSB já tem uma definição, que não é de agora. Precisamos da unidade política e não podemos sair dissidentes com uma candidatura isolada”, avaliou.

ARTHUR CUNHA E RICARDO DANTAS BARRETO(FOLHA DE PERNAMBUCO)

Nenhum comentário: