segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Serra testa popularidade no Sertão pernambucano


PETROLINA - Ainda com pouca inserção junto ao eleitorado nordestino, o governador de São Paulo e pré-candidato a presidente pelo PSDB, José Serra, fez de sua quarta visita a Pernambuco em 2009 um ato de campanha. A presença de lideranças de relevo nacional - a exemplo dos senadores Sérgio Guerra (PSDB) e Marco Maciel (DEM) - ratificou o tom eleitoral da vinda do tucano. Na noite do último sábado, Serra cumpriu agenda em Petrolina e Lagoa Grande, onde testou sua popularidade na Feira do Vinho e da Uva do Nordeste (Vinhuva Fest), visitando os estandes e cumprimentando populares.


Cogitado para disputar o Palácio do Campo das Princesas no ano que vem, com o apoio do PSDB, o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) cancelou de última hora sua participação no périplo “serrista” em decorrência de uma alergia. Também acompanharam o governador paulista os prefeitos Júlio Lossio (PMDB/ Petrolina), autor do convite, e Rose Garzieira (PMDB/Lagoa Grande), além de deputados e lideranças do São Francisco. Em agosto, Serra esteve no Museu Asa Branca, em Exu, durante ato em memória aos 20 anos de falecimento de Luiz Gonzaga.



Em Petrolina, no museu de Ana das Carrancas, que faleceu no ano passado aos 85 anos, José Serra conheceu a estrutura do espaço e ouviu das filhas de Ana um resumo da historia da artista. O presidenciável também cumprimentou o viúvo da artesã, José Vicente, cego de nascença e a quem Ana homenageou com sua obra, todas feitas com olhos vazados.



Serra aproveitou para reforçar a “liga” do Nordeste com São Paulo, antecipando o que pode vir a ser um dos seus motes de campanha. “A cultura nordestina tem importância para si e muito grande para São Paulo, que é hoje a maior cidade nordestina fora do Nordeste. Isso deixa marcas em várias coisas, como na música e no artesanato também”, comentou o governador, demonstrando seu intuito de se aproximar cada vez mais do eleitorado nordestino, região de maior avaliação do presidente Lula (PT).



“Aproveito para rever Petrolina, que já conheço; os problemas da região, suas virtudes e suas necessidades, além de curtir aqui o fim de semana”, completou José Serra, lembrando que veio retribuir uma visita que Júlio Lossio havia feito a ele.



O presidenciável esteve ainda no Hospital Dom Malan, na casa do ex-deputado Osvaldo Coelho (DEM), onde degustou frutas da região. Ele almoçou no Bodódromo, complexo gastronômico a céu aberto, onde também fez questão de cumprimentar alguns clientes. Visitou, ainda, o Projeto Pontal e a Ducos Vinícola, em Lagoa Grande.


CINARA MARQUES
Especial para Folha

Um comentário:

Anônimo disse...

O pessoal da favela de Heliópolis (a grande maioria nordestinos) tem muito apreço por José Serra. Tem até vídeo no Youtube mostrando esse apreço: http://www.youtube.com/watch?v=SgC14pDs6zQ