quarta-feira, 10 de junho de 2009
Comércio de Caruaru comemora boas expectativas para o mês de junho
Sexta-feira, 12 de junho, é o Dia dos Namorados. Os comerciantes da Feira da Sulanca (fotos), em Caruaru, no Agreste pernambucano, esperam que o sentimento e a generosidade dos apaixonados rendam lucro. A expectativa é de que o movimento desta terça-feira (9) seja um dos melhores do ano.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Sindicato dos Lojistas do Comércio de Caruaru (Sindloja), em parceria com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado (Fecomércio-PE), cerca de cem mil pessoas devem circular na feira nesta terça, número superado apenas no período das compras natalinas.
“O São João de Caruaru tem 30 dias de festa, mais de um milhão de visitantes, já atrai bastantes compradores. Juntando com o dia dos namorados, junho é o segundo melhor mês de vendas do ano”, afirma o presidente do Sindloja, José Manoel de Almeida Santos.
A sondagem realizada em Caruaru mostrou também que, apesar da crise, a intenção de consumo dos caruaruenses cresceu em relação ao mesmo período do ano passado. “Tivemos um crescimento pequeno, de 9%, mas o número é positivo diante dos problemas da economia”, explica o presidente do Sindloja. Mais de um terço dos entrevistados (35,56%) afirmou que suas decisões de compra de presentes deverão ser afetadas pela crise atual.
SONDAGEM
A pesquisa mostrou ainda que cerca de 40% das intenções de compra são para produtos de vestuário. Calçados/acessórios vem em seguida, mas muito distante do vestuário, com 15% das intenções de compra, seguidos por perfumes e cosméticos 14% e eletro-eletrônicos com 11% das indicações de compra, com destaque para os celulares. Jóias/bijuterias ocupam o quinto lugar (10%).
O percentual dos que vão presentear em junho deve crescer três pontos em relação a 2008, atingindo 72,4%, enquanto que o preço médio dos gastos com presentes aumentará mais de R$ 11, alcançando este ano quase R$ 123.
Os presentes deverão ser pagos a vista por pouco mais de 57% dos entrevistados. Os cartões de crédito (inclusive os cartões de lojas) participarão com 42%, deixando quase nenhum espaço para outra forma de pagamento.
O Centro de Pesquisa (Cepesq) da Fecomércio-PE ouviu 315 consumidores em Caruaru, sendo 151 no comércio tradicional, 68 no Polo Comercial, 53 na Fábrica da Moda e 43 no Shopping Center. A idade média dos entrevistados foi de 27 anos, sendo 46,03% do sexo masculino e 53,97% feminino.
Da Redação do pe360graus.com
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário