segunda-feira, 12 de abril de 2010

Eleitor terá que apresentar documento com foto para votar


Quem for votar nas eleições de outubro deve ficar atento a uma mudança. Não basta mais levar o título de eleitor. Agora é preciso apresentar um documento com foto. A medida é para tornar a votação mais segura.

A mudança foi determinada por uma lei federal e se refere, especificamente, ao dia da votação. Antes, bastava o título. Agora, o eleitor precisa levar também documento com foto. Nada de certidão de nascimento ou casamento.

O assessor da Corregedoria do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Orson Lemos (foto 2), explicou que tem que ser identidade, habilitação, carteira de reservista ou carteira de trabalho. "Não poderá no dia dizer que foi roubado e mostrar o boletim do ocorrência ou que esqueceu o documento em casa. Essas justificativas não serão aceitas", garante.

A microempresária Laura Maria da Silva não sabia da exigência, mas achou correta a decisão. "É mais do que justo. Principalmente no Interior, onde as pessoas são menos esclarecidas, isso vai ser fundamental para diminuir a questão da fraude", aposta.

Outro recurso para aumentar a segurança da eleição é o recadastramento biométrico. A princípio, em Pernambuco, serão quatro municípios: Itamaracá, Itapissuma, Rio Formoso e Tamandaré. 60 mil eleitores foram recadastrados, com as digitais coletadas. No momento da votação, quando o eleitor informar o número do título, já vai aparecer a foto dele.

"Depois disso o eleitor será convidado a pôr seu dedo numa máquina. É essa leitura da digital que vai habilitar a ida para a cabine. O sistema vai verificar com 100% de segurança se o eleitor é ele mesmo. Até 2018 todos os municipiops de Pernambuco serão cadastrados", afirma Orson Lemos.

As eleições estão marcadas para o dia 3 de outubro. Em caso de dúvida, o eleitor pode ligar para o TRE. O telefone é 4009.9200.

Da Redação do pe360graus.com

Nenhum comentário: