quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Bancada feminina apoia Ana Arraes para vaga no TCU


Deputada federal mais votada em Pernambuco no ano passado, Ana Arraes (PSB) recebeu ontem mais um apoio à candidatura a uma vaga para o Tribunal de Contas da União (TCU). Formada por 49 parlamentares, a bancada feminina da Câmara Federal defendeu a socialista, que é líder de seu partido na Casa. Com isso, Ana Arraes ganha mais força na corrida para o cargo, vago com a aposentadoria do ministro Ubiratan Aguiar, e também almejado por deputados como Aldo Rebelo (PCdoB-SP) e Jovair Arantes (PTB-GO).

A parlamentar teve seu nome defendido pela deputada Sandra Rosado (PSB-RN) como alternativa para a bancada feminina. “Não é só o nome de Ana, é o nome de uma mulher para o TCU. Elegê-la é o reconhecimento a uma pessoa que se preparou a vida inteira para a política e se dedicará à função”, destacou Rosado.
Durante a reunião, a pernambucana agradeceu o apoio e destacou que a igualdade de gênero é fundamental para garantir a democracia plena no País. “Uma democracia não se faz sem a igualdade de gênero. Em número, ainda somos insuficientes na representação política, e a minha eleição representa um avanço na luta pela igualdade”, afirmou Ana Arraes.

Além do apoio da bancada feminina, a deputada, que é mãe do governador Eduardo Campos (PSB), conta com as preferências de dois pernambucanos importantes: o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do ministro do TCU, José Múcio Monteiro. A vaga deixada por Ubiratan será preenchida por um nome escolhido pela Câmara Federal, em votação secreta no plenário, que deverá ocorrer entre os meses de setembro e outubro. Cada partido com representatividade na Casa pode indicar um nome - que não necessariamente precisa ser de um deputado. Encerrado o processo, o escolhido passará pelo crivo do Senado e, posteriormente, será alçado ao cargo de ministro do TCU.

A campanha de Ana Arraes foi iniciada no final do primeiro semestre, antes do recesso parlamentar. A socialista teve a candidatura lançada pelo deputado federal Inocêncio Oliveira (PR), durante reunião da bancada pernambucana. Ela é colocada entre os favoritos, ao lado de Aldo Rabelo e Jovair Arantes. Desinteressado no começo, como chegou a assumir, Rabelo começou sua campanha há cerca de um mês. Como ele tem força no plenário, surgiram rumores de que Ana poderia abdicar da candidatura, o que a socialista negou.

MANOEL GUIMARÃES(FOLHA DE PERNAMBUCO)

Nenhum comentário: