quarta-feira, 1 de abril de 2009

Vírus Conficker volta ao ataque nesta quarta

Nesta quarta-feira (1º) a internet pode ser abalada por uma das piores ameaças virtuais dos últimos tempos. E isso não é brincadeira de 1º de abril. O vírus Conficker, o mesmo responsável pela queda do sistema do Detran-PE há dois meses, segundo especialistas, pode despertar hoje. O malware, que vem sofrendo mutações desde seu lançamento, em dezembro do ano passado, criou uma espécie de rede de computadores zumbis, à espera de um comando para realizarem alguma tarefa. No caso do Conficker, essa rede já tem cerca de 10,5 milhões de máquinas.

O maior problema é que ninguém sabe ao certo o que fará a rede zumbi criada pela praga virtual. “Esse vírus está programado para se fortificar hoje, tornando mais complicado os meios para combatê-lo”, explicou o pesquisador especialista em ameaças virtuais da Trend Micro, Paul Ferguson. “No entanto, não há nada que permita saber se ele passará para um modo de ataque”, estimou.

As redes zumbi funcionam quando um vírus como o Conficker se instala no PC, que pode obedecer a certos comandos, como acessar sites específicos. Redes zumbis podem ser usadas para ações “inofensivas”, como o envio de spams, ou para ataques do tipo DOS, sigla para negação de serviço, em que uma página web é derrubada porque o servidor onde ela está hospedada não suporta a quantidade de computadores acessando aquela informação. O Conficker, aparentemente, é especializado em roubar senhas e contrassenhas.

Um dos maiores problemas do vírus, também conhecido como Downadup, é que ele se multiplica muito rapidamente. Tanto que a recomendação da Microsoft é que usuários formatem suas máquinas infectadas. A empresa já prometeu uma recompensa de US$ 250 mil para quem conseguir identificar os criadores da praga virtual. “Os hackers que controlam esse vírus estão fortalecendo sua capacidade de sobrevivência contra os esforços para diminuir a capacidade danosa dessa coisa”, afirmou Paul Ferguson.

De Informática/ JC

Nenhum comentário: