quinta-feira, 16 de abril de 2009

Chuvas das últimas semanas alagam cidades do interior de Pernambuco


A chuva da última terça-feira (14) faz estragos em Pernambuco. Em Águas Belas, no Agreste, uma pessoa morreu depois de quatro horas de chuva na cidade [fotos 1 e 4]. De acordo com o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), nesse tempo choveu 118 mm, 80% do total da precipitação registrada em abril de 2008.

A Coordenação de Defesa Civil do município foi acionada. “A Defesa Civil já foi orientada a trabalhar nas zonas de risco junto com a Codecipe [Coordenação de Defesa Civil de Pernambuco] para retirar as famílias dos locais de alerta, evitando prejuízos materiais e mortes”, afirmou o coordenador da Codecipe, o sargento Filipo Silva.

Em algumas ruas, a água chegou a um metro de altura. Não se sabe ainda o número de famílias desalojadas. “Tinham algumas casinhas aqui, mas desceu tudo com a água, só ficou a minha”, conta a dona de casa Maria Catarina de Barros.

Em março de 2008, uma chuva de uma hora deixou alagadas várias ruas de Águas Belas, Cinqüenta casas foram atingidas e o nível da água passou de um metro e meio.

A maior parte das famílias perdeu móveis e eletrodomésticos. De acordo com a Prefeitura, porém, a água que provocou a inundação teria vindo em forma de enxurrada da Serra do Comunati, uma das que circundam a cidade.

Este ano, os danos só não foram maiores porque a prefeitura abriu um canal para escoar a água que vem da Serra. “Conseguimos concluir 450 metros deste canal”, afirmou o secretário de obras da cidade, Gilberto Andrade.

“Ele teria uma extensão ainda maior, mas devido a um problema nas terras indígenas, a obra não foi finalizada. Mesmo assim, já conseguimos reduzir em 60% os estragos da chuva em relação ao ano passado”.

Um homem foi arrastado pelas águas e morreu. O corpo de João Rodrigues Machado foi encontrado em um bueiro. O calçamento teve que ser arrancado pelos bombeiros para retirar o cadáver. [fotos 2 e 3]

SERTÃO
Em Petrolina, no Sertão, a chuva deixou casas alagadas, móveis destruídos e ruas intransitáveis [fotos 5, 6, 7 e 8]. Chove na cidade há três semanas, em alguns dias durante toda a madrugada. No Loteamento Recife, se formou um riacho; na Vila Mandacaru, as ruas estão cheias de lama.

“Minha casa está cheia de água, quando acordei já estava assim, não tive condições de tirar nem os móveis, nada”, conta o ambulante Ronaldo da Silva, morador de Vila Mandacaru.

No Alto da Boa Vista, os moradores ficaram ilhados. A água da chuva se misturou ao esgoto e invadiu as casas. Os eletrodomésticos estão suspensos e o mal-cheiro incomoda. Da Redação do pe360graus.com

Nenhum comentário: