quarta-feira, 15 de abril de 2009

Quadrilha de desvio de cargas de farinha e sonegação de impostos é presa


A polícia e a Secretaria da Fazenda de Pernambuco descobriram um esquema de desvio de impostos que provocou prejuízo aos cofres públicos. Cargas de farinha de trigo destinadas a empresas falsas eram desviadas quando chegavam ao estado. Sete pessoas foram presas.

O diretor de Operações da Polícia Civil, Osvaldo Moraes, disse que a quantia sonegada pela quadrilha era alta. "Essa sonegação já orça em R$ 1 milhão de reais aos cofres públicos", afirmou.

A ação da polícia começou ainda durante a madrugada desta terça-feira (14), quando às 3h a polícia e os fiscais da Secretaria da Fazenda deixaram o Recife em direção ao município de Timbaúba, na Zona da Mata, para cumprir sete mandados de prisão, todos por sonegação fiscal.

Na entrada da cidade, as equipes se dividiram. Os policiais cercaram a casa de uma fazenda. Eles entraram na propriedade e renderam o caseiro e o dono da casa, Domingos Barbosa da Silva, 47 anos, que foi logo foi algemado. Ele é acusado pela polícia por ser um dos cabeças do esquema de sonegação.

Depois, os fiscais entraram no escritório à procura de documentos e computadores que comprovassem as fraudes. A polícia vasculhou tudo dentro da casa. Um caminhão com depósitos de água e dois carros pertencentes a Domingos Barbosa foram apreendidos.

O delegado Francisco Rodrigues, que comandou a operação, explicou como a quadrilha agia. "Eles compraram mercadorias que estavam sujeitas ao pagamento do ICMS. Esse ICMS simplesmente não era pago aqui no estado de Pernambuco porque as mercadorias eram desviadas dos seus destinos. Elas eram destinadas à empresas que não existem de fato. Por serem destinatários das notas, o imposto deveria ser cobrado dela, mas como elas não existem acabava não havendo o pagamento", disse.

A fazenda tem quase 50 hectares. No meio da mata, foi encontrado um galpão que funcionava como depósito clandestino de farinha de trigo. Quase todo o produto estava vencido. De acordo com os fiscais da Secretaria da Fazenda, o produto seria reaproveitado e comercializado. Uma parte da farinha de trigo estava com bichos.

A polícia conseguiu cumprir os sete mandados de prisão nas primeiras horas da manhã. Todos os presos foram encaminhados para a sede do Grupo de Operações Especiais (GOE) da Polícia Civil.

As prisões foram feitas em Timbaúba, Jaboatão dos Guararapes e no município de Cabedelo, na Paraíba. Entre os presos estão Eliane Iane Barbosa, esposa de Domingos Barbosa.

O diretor de Operações da Polícia Civil, Osvaldo Moraes, disse que a quantia sonegada pela quadrilha era alta. "Essa sonegação já orça em R$ 1 milhão de reais aos cofres públicos", afirmou.

Da Redação do pe360graus.com

Nenhum comentário: