quarta-feira, 8 de abril de 2009

Morre o compositor pernambucano Tavares da Gaita


Faleceu na manhã desta quarta-feira (8) o compositor pernambucano José Tavares da Silva, 84 anos, mais conhecido como Tavares da Gaita. O estado de saúde do músico já havia piorado na madrugada da última segunda-feira (6).

O músico estava em coma na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Casa de Saúde Bom Jesus, em Caruaru, para onde havia sido transferido no dia 29 de março. Tavares da Gaita deu entrada na tarde do dia 26 de março no Hospital Regional do Agreste (HRA), também em Caruaru, com pneumonia e suspeita de acidente vascular cerebral (AVC).

TRAJETÓRIA
José Tavares da Silva, mais conhecido como Tavares da Gaita, nasceu na cidade de Taquaritinga do Norte, no Agreste pernambucano, em 10 de Março de 1925. Ele era compositor, percussionista, gaitista e desenhista e vivia em Caruaru desde 1957.

O músico ficou conhecido como Tavares da Gaita na década de 1970, quando encontrou um "realejo" (gaita feita de folha-de-flandres) em uma gaveta. Tornou-se um virtuose do instrumento, inventando uma maneira de tocar gaita invertida de modo que ela soasse como um acordeão. Da Redação do pe360graus.com

Nenhum comentário: