sexta-feira, 3 de abril de 2009
Governo Eduardo tem aprovação de quase 60%
O Governo Eduardo Campos (PSB) tem aprovação da maioria da população pernambucana. Segundo pesquisa da Método, a gestão tem uma avaliação positiva de quase 60% - 59,1%. Entre os que julgam regular são 29,8% e apenas 9% consideram ruim ou péssima. Dos entrevistados, 17,6% acham o governo ótimo e 41,5% bom. O levantamento foi feito entre os dias 21, 22, 23 e 24 de março em 60 municípios do Estado, com a aplicação de 2,1 mil questionários. A margem de erro é de apenas 2,1%.
A maior aceitação da administração socialista está entre as mulheres (60,7%), entre os que têm acima de 60 anos (64,5%), os que têm ensino fundamental (62,1%), e os das classes D/E (62,3%). O percentual dos que avaliam negativamente o governo foi relativamente mais elevado entre os entrevistados mais instruídos (12,1%), e os de classe social mais elevada (12%).
A pesquisa foi feita de acordo com a técnica survey de opinião, que consiste na aplicação de questionários estruturados e padronizados a uma amostra representativa do universo de investigação. Foi adotada uma amostra estratificada por cotas de sexo, idade e grau de instrução. Para obter representatividade por mesorregião, foram aplicados 350 questionários em cada uma delas, ou seja, Recife, RM, Mata, Agreste, Alto Sertão e Sertão do São Francisco.
Por região, a melhor avaliação do governo está na Mata - 70,5% - e no Sertão - 70%. Depois vem o Agreste com 62% e o São Francisco com 61,4%. No Recife, o percentual de aprovação é o menor - 45,3% -, mas na Região Metropolitana cresce, chegando a 53,6%. As maiores desaprovações estão no Recife - 16% - e no Agreste - 10,4%. Na Região Metropolitana o índice negativo é de 5,2%.
ÁREAS
A melhor área avaliada no Governo Eduardo é a Educação, com 21,8% de ótimo e bom, seguida da construção e conservação das estradas - 8,5%. Entre as áreas mais críticas, a da Saúde lidera como a de pior desempenho com 33,9% das indicações dos entrevistados, seguida da segurança pública, que recebeu 15,7% das indicações.
Mas, perguntados se estavam confiantes na melhora dos índices do governo, 67,6% dos entrevistados disseram que sim, afirmando ter esperanças de que a gestão vai avançar e melhorar. Destes, 22% disseram que iria continuar como está e apenas 6,5% afirmaram que vai piorar.
Quanto ao Governo Itinerante, lançado há pouco pelo governador Eduardo Campos, apenas 26% dos entrevistados disseram ter tomado conhecimento, enquanto 73% informaram que nada sabem ao seu respeito. Dos que mostraram conhecimento sobre a ideia, 77,5% a avaliaram como positiva, 14% como regular e apenas 4,8% como ruim. Fonte: FOLHA DE PERNAMBUCO
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário