terça-feira, 23 de novembro de 2010

Projeto Turma da Mônica.


Na ultima sexta-feira, 19/11, a escola Senador Ronaldo Aragão realizou o projeto turma da Mônica, o projeto foi idealizado pelo professor Antônio Taveras e foi baseado em fitas de vídeos enviados pela secretaria de educação, e teve como objetivo a inclusão social, e ao mesmo tempo levar as crianças a estimular leitura e hábitos de socialização, hoje o trabalho de inclusão na escola senador é uma realidade, o projeto foi aberto ao público e contou com a participação de pais e alunos.

A Turma da Mônica conta com cinco personagem com necessidades especiais, graças a uma parceria do cartunista Mauricio de Souza com o ministério da educação, assim como Mauricio de Souza, o professor Taveras. "acredita que esta é uma temática a ser explorada e que é necessário colocar os leitores infantis em contato com os problemas que enfrentam uma pessoa com necessidades especiais. “

Natal com saúde para os taquaritinguenses

A Prefeitura de Taquaritinga do Norte através da Secretaria de Saúde convida todos para participarem no próximo dia 02 de dezembro do NATAL COM SAÚDE que acontecerá na Praça Padre Otto Sailler a partir das 8h da manhã.

Na ocasião acontecerão atendimentos médicos, odontológicos, vacinações de rotina, oficinas de recreação, pintura, sexualidade, e gravidez na adolescência, além de teatro de fantoche, pernas de pau e apresentações de capoeira, judô e Balé.

Também será montada uma tenda para arrecadação de alimentos e brinquedos para serem distribuídos com a população mais carente da Dália da Serra.

Participem! Vamos todos juntos fazer um Natal Diferente na Terra das Dálias.

Artista russa inova e usa os seios para pintar quadros


A artista russa Victoria Romanova encontrou uma forma inusitada de pintar seus quadros. Ela usa os seios para dar vida às suas telas, segundo reportagem do jornal inglês "The Sun".

"Eu tive um sonho que estava fazendo isso e resolvi experimentar de verdade. Eu não deixei ninguém me ver, mas fiquei orgulhosa dos resultados", afirmou ela, destacando que exibiu sua arte a uma galeria e conseguiu vender três telas.
Victoria, que trabalha no Museu Hermitage em São Petersburgo, disse que pinta com as mamas há mais de um ano. "Eu tenho mais de 25 pinturas", afirmou a artista, acrescentando que recebeu ofertas de várias partes do mundo.


Do G1, em São Paulo

Coreia do Sul mobiliza caças e entra em alerta após ataque da Coreia do Norte


O governo da Coreia do Sul mobilizou aviões de caça F-15 e F-16 e convocou uma reunião de emergência após a troca de fogo de artilharia com a Coreia do Norte na região fronteiriça do mar Amarelo, nesta terça-feira (23). Ao menos dois militares sul-coreanos morreram.
Entenda o conflito entre Coreia do Sul e Coreia do Norte

A tensão na área aumentou após um ataque das Forças Armadas da Coreia do Norte, que teriam feito ao menos 200 disparos de artilharia contra a ilha sul-coreana de Yeongpyeong, onde vivem entre 1.300 e 1.500 pessoas. Os militares sul-coreanos estão em estado de "alerta de crise".

A ação começou às 14h24 do horário local (3h24 de Brasília), segundo fontes militares consultadas pela agência Yonhap. A resposta do Exército da Coreia do Sul veio imediatamente, também na forma de fogo de artilharia, informou um porta-voz do Estado-maior sul-coreano.

Ainda segundo a Yonhap, 20 pessoas - 17 militares e três civis - ficaram feridas no ataque. Incêndios fora de controle atingem casas e pequenos prédios da ilha sul-coreana.

O presidente da Coreia do Sul, Lee Myung-bak, disse que tenta prevenir que a tensão cresça para um conflito maior. De acordo com a mídia local, no entanto, o governo do Sul alertou sobre uma "resposta mais forte" caso as provocações da Coreia do Norte continuem.

A China também expressou preocupação por causa do conflito e afirmou que "ambos os lados devem fazer mais para contribuir para a paz", de acordo com um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês.

Disparos coincidem com manobras militares

A ilha de Yeongpyeong fica muito próxima à linha que divide as águas da Coreia do Sul e da Coreia do Norte no mar Amarelo.

Os disparos norte-coreanos coincidem com manobras rotineiras das Forças Armadas da Coreia do Sul em águas próximas a essa ilha e com o aumento das críticas a Pyongyang pela suspeita de ter ampliado seu programa nuclear com o enriquecimento de urânio.

O aumento da tensão levou o governo de Seul a considerar a retirada dos sul-coreanos da zona industrial conjunta de Kaesong (Coreia do Norte), no que parece ser um dos ataques mais graves desde o afundamento, em março, da corveta sul-coreana Cheonan, no qual morreram 46 tripulantes.

Coreia do Sul e Coreia do Norte já estiveram em guerra (1950-1953), no conflito que dividiu a península, colocou EUA e União Soviética em luta indireta e nunca terminou oficialmente.

Preocupação nuclear aumenta

A Coreia do Norte mostrou na semana passada ao cientista americano Siegfried Hecker uma nova usina para enriquecimento de urânio, com centenas de centrífugas já instaladas.

Hecker declarou ao jornal The New York Times que ficou "espantado" com a sofisticação da nova usina nuclear e que apresentou ao governo americano suas conclusões.

O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Robert Gates, disse que a nova planta dá à Coreia do Norte potencial para construir mais armas nucleares.

O jornal especula que o governo norte-coreano - que fez o primeiro teste com uma bomba nuclear em 2006 - teria que ter recebido ajuda externa para conseguir construir a nova instalação de maneira tão rápida, além de ter desacatado as rígidas sanções impostas pela ONU (Organização das Nações Unidas).

A revelação foi feita pouco antes da viagem à Ásia do representante americano para a Coreia do Norte, Stephen Bosworth, que pretende conversar com líderes regionais sobre o polêmico programa nuclear do país.


Do R7, com agências internacionais

Oito homens são presos suspeitos de ligação com ataques no Rio


O Relações Públicas da Polícia Militar, coronel Lima Castro, afirmou nesta terça-feira (23) que onze pessoas foram presas desde a última segunda (22), e que oito delas estão ligadas aos ataques que aconteceram nas últimas 48h no Rio.
Veja fotos da violência no Rio de Janeiro
De acordo com o coronel, quatro pessoas foram presas em uma ação em Copacabana, na Zona Sul do Rio. Lá, a PM prendeu os suspeitos quando eles tentavam jogar uma bomba de baixo de um carro. Já em São João de Meriti, na Baixada Fluminense, policiais encontraram um carro roubado e quatro litros de combustível. No veículo, estavam quatro homens que foram detidos.
“É importante que eles sejam devidamente inquiridos e, com as informações que eles vão passar via Polícia Civil, a gente possa operar e prender as pessoas que estão orquestrando essas ações”, afirmou.
De acordo com Lima Castro, policiais que trabalham nas áreas administrativas também estão nas ruas para auxiliar o patrulhamento. “Enquanto nós entendermos que precisamos reforçar a segurança pública, enquanto nós entendermos que temos que nos doar, a gente não vai dar trégua nas operações”, acrescentou.
Delegados discutem estratégias
O chefe da Polícia Civil, Alan Turnowski, reúne delegados de algumas delegacias especializadas, nesta terça, para definir estratégias contra novos ataques no Rio. Segundo a polícia, na reunião, serão discutidas medidas que a Polícia Civil pretende adotar em relação aos recorrentes crimes.


Nesta manhã, cerca de 70 homens da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core), com o apoio de delegacias especializadas, como Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA) e a Delegacia de Repressão a Armas e Explosivos (Drae), por exemplo, participam de uma operação conjunta na favela de Manguinhos, no subúrbio do Rio.
De acordo com informações de agentes da Core, o principal objetivo da ação é prender os responsáveis pelos ataques que vem assustando a população desde o último domingo (21).
Com o efetivo de pelo menos 13 batalhões em mais de 20 favelas, além de policiamento ostensivo nas ruas, o coronel Marcus Jardim, comandante do 1º Comando de Policiamento de Área (CPA), que coordena as ações em uma base montada no 22º BPM (Maré), próximo à Linha Vermelha, fez um balanço parcial das operações iniciadas na manhã desta terça-feira (23): foram apreendidos 50 quilos de maconha, crack, granada, 2 mil sacolés de cocaína; um homem, que estava com uma pistola morreu em confronto com os policiais, e outro foi preso.
Polícia monta centro de comando de controle
Além da reunião da Polícia Civil, outros representantes da Polícia Militar, Secretaria de Segurança Pública e da própria Civil, estão reunidos no 22° BPM (Maré). Segundo informações iniciais, lá teria sido montada uma base para que também fossem discutidas estratégias contra os ataques.
Já a Polícia Militar faz operação nas comunidades Varginha e Mandela, que também ficam em Manguinhos, e na vizinha favela do Jacarezinho, no subúrbio do Rio. De acordo com o comandante do 22º BPM (Maré), tenente-coronel Gláucio Moreira, além de policiais da Maré também estão na operação policiais do 17º BPM (Ilha do Governador).
Cronologia
No domingo, criminosos atearam fogo em dois carros na Linha Vermelha, depois de assaltar os motoristas. Um carro da aeronáutica foi metralhado na ação. À noite, na Via Dutra, na altura da Pavuna, dois carros foram roubados e uma vítima foi baleada; houve ainda arrastões em Laranjeiras e na Lagoa, na Zona Sul.
Na segunda-feira (22), motoristas de dois carros e uma van tiveram seus veículos incendiados no Trevo das Margaridas, em Irajá. Próximo dali, na Rua Monsenhor Félix, no mesmo bairro, uma cabine da PM foi baleada. Ninguém ficou ferido.
À noite, suspeitos atiraram contra policiais na Avenida Dom Hélder Câmara, em Del Castilho, no subúrbio, atingindo a cabine da PM e um carro que estava estacionado perto. Também no subúrbio, na Via Dutra, dois carros foram queimados na altura da Pavuna, próximo ao local do episódio de domingo, e outros dois veículos foram roubados. Na Zona Norte, outros dois carros foram incendiados, um no Estácio e outro na Tijuca.
Na manhã desta terça-feira (23), mais um carro apareceu queimado, desta vez na Praça da Bandeira, na Zona Norte. Segundo policiais da 18ª DP (Praça da Bandeira), o proprietário contou que encontrou o carro pegando fogo e acredita que tenha sido um ataque. Peritos vão ao local para verificar o que ocorreu.

Fotógrafo agredido na avenida Paulista deve ser ouvido nesta terça

Uma das três pessoas agredidas na avenida Paulista no dia 14 de novembro vai prestar depoimento sobre o caso até o final desta terça-feira (23). De acordo com o delegado José Matallo Neto, do 5º Distrito Policial Aclimação, na zona sul de São Paulo, a vítima, um fotógrafo, vai dar a sua versão dos fatos para colaborar no andamento do inquérito.

Na segunda-feira (22), uma testemunha prestou depoimento na delegacia. Ela ajudou a socorrer o fotógrafo e terminar com as agressões feitas por cinco jovens – quatro menores e um maior de idade. No testemunho, o homem, que também é fotógrafo, disse acreditar que as agressões foram motivadas por homofobia.

Segundo o delegado, a previsão é de que o inquérito sobre o caso seja finalizado nesta sexta-feira (26), quando será entregue ao Ministério Público. O maior de idade pode ser indiciado por tentativa de homicídio.

Os cinco suspeitos foram detidos, mas conseguiram uma liminar para acompanhar as investigações em liberdade. José Matallo Neto afirmou que não vai pedir a prisão temporária do maior de idade por enquanto.

Entenda o caso

Cinco jovens foram detidos na manhã do dia 14 deste mês suspeitos de agredir três pessoas na avenida Paulista, região central de São Paulo. Eles alegaram provocação para os ataques. A justificativa contraria a versão das vítimas e das testemunhas que presenciaram as cenas de agressão. Segundo elas, os ataques tiveram motivação homofóbica. As três vítimas já receberam alta médica após serem encaminhadas a hospitais da região.

Vereadores de Glória de Goitá fazem greve


Os nove vereadores de Glória de Goitá, na Zona da Mata de Pernambuco, estão de braços cruzados desde a segunda-feira (21) por causa da polêmica que envolve recursos pagos a eles indevidamente.

Desde 2009, eles recebiam R$ 112 a mais no contracheque, valor que teria sido incluído indevidamente pela legislatura anterior, que em 2008 aprovou o valor dos vencimentos dos sucessores. Até setembro deste ano, ninguém tinha percebido o erro. Ocorre que, naquele mês, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) notificou os membros da Câmara Municipal ordenando a devolução de R$1.492 referentes à soma dos pagamentos irregulares. O problema é que o atual presidente da Câmara quer que os colegas devolvam o dinheiro em duas vezes. Os vereadores dizem que a medida vai abocanhar quase 30% dos salários de novembro, pegando todos de surpresa.

Os vereadores até aceitam restituir os quase R$ 1.500 com a condição de que o pagamento seja gradual, assim como foram os repasses indevidos. “Ninguém aqui sabia que nosso salário estava vindo com valor errado. A questão é que recebemos R$ 2.700 por mês, e pagar essas duas parcelas de uma vez vai prejudicar muito nosso orçamento familiar” argumenta o vereador Lenilson José dos Santos (PDT).

Ainda segundo o pedetista, o presidente da Câmara, Manoel Firmino (PSB), insiste em querer o pagamento em duas parcelas. Caso os vereadores não façam dessa maneira, todas as contas da Casa seriam rejeitadas.

Como o presidente da Câmara não atendeu ao pedido de devolução parcelada do dinheiro, os vereadores da situação e quatro da oposição resolveram se unir. Ficou acertado que ninguém comparece às sessões ordinárias enquanto o pleito não for atendido. As reuniões acontecem apenas às segundas-feira à noite, a partir das 19h30.

O presidente da Câmara de Vereadores de Glória de Goitá foi procurado, porém não atendeu as ligações da reportagem.

Do JC Online
Núcleo JC

Presos suspeitos de matar bispo da igreja Universal


O Departamento de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP) apresenta esta manhã três homens presos por suspeita de participação no assassinato do bispo da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), José Carlos de Santana, de 48 anos. De acordo com a delegada Josineide Confessor, o trio era liderado por Eti Paula Bernardo da Silva, mais conhecida como Paulão. Segundo as investigações, o pator foi morto por engano pela quadrilha responsável pelo tráfico de drogas na comunidade do Detran.
O bispo, que trabalhava na igreja do Ipsep, Zona Sul do Recife, foi assassinado com um tiro na nuca, na Iputinga, na Zona Oeste. O pastor da IURD de Beberibe, Joel Nunes, 46, dirigia o Gol preto e José Carlos estava no banco do carona. O bispo havia ido ao Detran para renovar a carteira de habilitação, mas o órgão estava fechado devido ao feriado do servidor público. Quando regressavam, foram interceptados, provavelmente, por dois homens numa moto, que começaram a atirar. Nenhum objeto dos dois foi roubado.
José Carlos de Santana era carioca e estava no Recife há pouco mais de um ano. Casado, morava nos Aflitos com a esposa e tinha duas filhas, que vivem fora do estado.
Com informações do repórter Raphael Guerra(DIÁRIO DE PERNAMBUCO)

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Cromograma das Solenidades de Formaturas 2010‏

Dia / Hora / Escola / Local / Formatura

03/12 às 16h Escola Mul. Evangélica, local Teatro Municipal, Formatura do ABC

04/12 às 16h Escola Mul. Profª Donatila da Costa Lima, local na própria escola, formatura do ABC

04/12 às 18h Escola Mul. Prof ª Sevy Ferreira Barros, local na própria escola, formatura do ABC

05/12 às 16h Escola Mul. João Maia Neto, local na própria escola, formatura do ABC

05/12 às 18h Escola Mul. Profª Lucinalva Santos Aragão de Souza, local própria escola formatura ABC

10/12 às 18h Escola Mul. Lindalva Aragão de Lira, Local Teatro Municipal ABC

11/12 às 16h Escola Intermediária Profª. Maria José, local clube do nina ABC e Fundamental

11/12 ás 17h Escola Mul. Prof ª. Maria Lucina Gonçalves, local na própria escola ABC

12/12 às 16h Escola Mul. Vereador Ciríaco Ramos de Lima, local clube do cadeira ABC e fundamental

16/12 às 16h A.A.B.B Comunidade, local TeatroMuniciapal, encerramento do ano letivo

16/12 às 18h Escola Especial Virgilina Pereira (Natal Especial ), local Oba Oba

17/12 às 20h Todas as Escolas do Município, Local Ypiranga, Ensino fundamental e Médio

18/12 às 15h Escola Mul. Profª. Orlandina Arruda Aragão, local Teatro Municipal, ABC.

18/12 às 18h Escola Mul. Senador José Ronaldo Aragão, Local Teatro Municipal, ABC.

18/12 às 20h Escola Intermediária José Quirino da Silva, local na própria escola, ABC e Fundamental

19/12 às 15h Escola Mul . Ivone Gonçalves de Araújo, Local Teatro Municipal, ABC

Brejo recebe ouvidoria da SDS



Nos dias 24 e 25, quarta e quinta feira desta semana, numa parceria da Prefeitura municipal e a Secretaria de Defesa Social do Estado de Pernambuco, Brejo da Madre de Deus receberá a Ouvidoria Itinerante da SDS com o objetivo de ouvir criticas, sugestões e reclamações sobre a segurança em nosso município. O ônibus da ouvidoria ficará estacionado em frente ao Pátio de Eventos 8 de Março para receber a todos. Você comerciante, empresário, estudante, professores, donas de casa, todos serão bem vindos.
Por meio da ouvidoria todos poderão denunciar e elogiar atos violentos ou discriminatórios realizados por bombeiros, policiais civis, militar ou científico de todo estado. O objetivo da visita é detectar as falhas procedimentais e de abordagem, tais como a excessiva ou arbitraria dos órgãos policiais, a reclamação ou elogio em razão do desempenho funcional dos diversos órgãos ligados a Secretaria de Defesa Social.
Todas as demandas recebidas serão avalizadas e devidamente encaminhadas aos órgãos competentes para que sejam tomadas todas as medidas cabíveis de solução.
É muito importante a participação maciça da população, pois ajudará a melhorar os serviços de segurança do nosso estado e município melhorando assim a vida de todos e valorizando os profissionais da área.

Apoio Prefeitura Municipal de Brejo da Madre de Deus, cuidando de nossa gente com amor.

Conselho Municipal dos Direitos do Idoso de Santa Cruz do Capibaribe

EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº 001/2010 – CMDI/SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE-PE




O CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DO IDOSO – CMDI – de Santa Cruz do Capibaribe-PE, no uso de suas atribuições e tendo em vista as disposições contidas na Lei Municipal Nº 1.656/2007 e de acordo com a deliberação da Plenária em Reunião Ordinária realizada no dia 16 de novembro de 2010 para publicação deste Edital de Convocação para escolha da nova composição da Mesa Diretora do CMDI para o biênio 2011/2012.



DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES


Art. 1º - Este edital estará disponível na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, situada à Rua Cabo Otávio Aragão, 412 – Centro – Santa Cruz do Capibaribe – PE, telefone 81-3731-2982 e será divulgado nos meios de comunicação do município e remetido para as seguintes instituições e autoridades:

I. Instituições cadastradas regularmente no CMDI;

II. Poderes Executivo e Legislativo do Município.

III. Juiz de Direito de Santa Cruz do Capibaribe.

IV. Promotoria de Justiça de Santa Cruz do Capibaribe.



DAS INSCRIÇÕES DE CHAPA


Art. 2º - As inscrições poderão ser realizadas a partir da data de publicação deste edital, de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 13 horas, na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, no prazo de até 72 horas antes da reunião de votação.



DOS REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO DE CHAPA


Art. 3º - Poderão fazer parte das chapas, representantes de entidades devidamente cadastradas no CMDI, que serão compostas por 4 pessoas, sendo um presidente, um vice-presidente e dois secretários, de acordo com a Lei Municipal 1656/2007, em sua seção III, artigo 9°.



DA VOTAÇÃO


Art. 4º - A votação será realizada no dia 25 de novembro do corrente ano, às 9 horas da manhã, em reunião de caráter extraordinário, a ser realizada na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, com forma de voto a ser definida na hora pelos presentes.


Art. 5º - Será responsável pela operacionalização do processo de escolha da Mesa Diretora do CMDI a Comissão Eleitoral formada na abertura da reunião.



DO RESULTADO


Art. 6º - O resultado final com os nomes da nova composição da Mesa Diretora do CMDI será divulgado logo após o processo de votação para os presentes na reunião e para todo o município através da imprensa local.




DAS DISPOSIÇÕES FINAIS



Art. 7º - Os casos de dúvidas serão resolvidos pela Comissão Eleitoral.




Santa Cruz do Capibaribe, 19 de novembro de 2010.





Alencar Lopes da Silva

Presidente Interino do CMDI

Bombeiro e servidora são demitidos após sexo em veículo de aeroporto


Um bombeiro e uma funcionária municipal foram demitidos depois que foram flagrados em vídeo usando um veículo especial do Aeroporto Internacional de Denver, no estado do Colorado (EUA), para aventuras sexuais, segundo reportagem da emissora de TV "CBS".

Um inquérito revelou que, em pelo menos três vezes, eles mantiveram relações sexuais no veículo em 2009. Eles aparentemente não sabiam que o veículo de alta tecnologia tinha uma câmera ativada por movimento que gravava tudo o que ocorria em seu interior.
Enquanto fazia uma verificação de rotina, um funcionário descobriu o vídeo sexual. As imagens mostravam o casal de amantes tirando a roupa e fazendo sexo entre as 15h15 e 15h26 do dia 5 de julho de 2009.
Após a descoberta do vídeo, as autoridades realizaram uma investigação mais aprofundada do sistema de gravação digital e acharam outros dois vídeos “quentes” do casal, relativos a março e abril de 2009.
"Eu acho que todo mundo está chocado", disse o porta-voz do aeroporto, Jeff Green.

Do G1, em São Paulo

Palco cai e Ivete Sangalo tem que se apresentar em cima de trio elétrico


A estrutura do palco onde a cantora baiana Ivete Sangalo se apresentaria em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, desabou no início da noite de domingo (21). Dois técnicos que preparavam o palco ficaram feridos sem gravidade.
O show de Ivete, no entanto, não foi cancelado. A cantora se apresentou em um trio elétrico. A perícia deve ser feita para descobrir o que provocou a queda da estrutura.


Do G1 SP

Ambulante tenta agredir prefeito de São Paulo

Na tarde do ultimo sábado (20), o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, sofreu uma tentativa de agressão durante a abertura oficial da Virada Esportiva, no Vale do Anhangabaú, no Centro de São Paulo. Um ambulante tentou acertar o prefeito com um saco de gelo. O prefeito foi isolado por assessores. O agressor foi detido por desacato à autoridade.

Cabine da PM é baleada em Irajá, no subúrbio do Rio


Uma cabine da Polícia Militar foi atingida por um tiro disparado por criminosos, na manhã desta segunda-feira (22) na Rua Monsenhor Félix, em Irajá, no subúrbio do Rio de Janeiro. A Polícia Militar ainda não tem informações sobre quem seria o autor do disparo.

Rio tem sequência de cinco arastões em menos de 24 horas
Depois da série de ataques contra motoristas, o governador Sérgio Cabral afirmou que a polícia prepara uma reação organizada para os ataques criminosos. Cabral admitiu que os crimes podem ser reflexo da expansão das Unidades de Polícia Pacificadora (UPP). "Claro que isso tem a ver com a reorganização do território que reconquistamos. Vamos continuar pacificando porque ainda tem comunidades que servem de fortaleza e escudo para o crime”, disse o governador.
“Beltrame está reunido com a cúpula da segurança pública para definir quais serão os próximos passos da Polícia Militar. Estamos preparando uma reação organizada", disse o governador durante um Seminário Internacional sobre Políticas de Enfrentamento de Eventos Climáticos.
Motos vão reforçar policiamento
Uma das medidas para melhorar a agilidade dos policiais nas ruas é o aumento do uso de motocicletas. “O objetivo é conseguir chegar mais rápido ao local das ocorrências, já que os engarrafamentos dificultam a chegada dos carros”, explicou o Relações Públicas da POlícia MIlitar, coronel Lima Castro.
Ele nega que haja suspeita de que os ataques em diferentes partes do Rio tenham sido orquestrados por uma mesma quadrilha. “Já temos uma suspeita sobre um grupo que estaria novamente agindo na Zona Sul. Todos os dados estão sendo analisado pela área de inteligência para que a gente possa colocar essas pessoas atrás das grades”, afirmou Lima Castro.
'Pensei: acabou a minha vida', diz vítima
Uma das vítimas do ataque de criminosos que incendiaram três veículos na manhã desta segunda-feira (22) em Irajá, no subúrbio do Rio, o mecânico Wagner Villas Boas, de 45 anos, foi confundido com um policial e chegou a ficar na mira de uma arma engatilhada antes de ver seu carro em chamas.
“Eles chegaram, cheios de fuzil, gritando: ‘perdeu! perdeu! Borel!' Um me mandou sair do carro, eu levantei, pedi a carteira de habilitação e eles acharam que eu era policial. Aí um foi para tacar fogo no banco do carro e o outro pegou a minha carteira e engatilhou a arma. Mas com o barulho do impacto do fogo, eles saíram correndo e eu também. Pensei: acabou a minha vida. Achei que eles iam colocar fogo no carro comigo e tudo”, lembra ele, que tinha acabado de deixar o filho, com quem passara o fim de semana, na escola e voltava para casa para ir trabalhar.
Como foi
Após o fim de semana de arrastões no Rio e Grande Rio, cinco homens armados fecharam a Rua Itapera, em Irajá, no subúrbio da capital, nas proximidades do Trevo das Margaridas, na Avenida Brasil, nesta manhã e assaltaram pelo menos três motoristas. Segundo policiais do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRv), os suspeitos roubaram os pertences dos motoristas e incendiaram três carros.
De acordo com o BPRv, não há informações sobre feridos. Os veículos foram incendiados na saída da Via Dutra, na pista sentido Centro. Com isso há reflexos no tráfego da rodovia, que está congestionado a partir do Trevo das Margaridas.

Dutra e Linha Vermelha
Durante o fim de semana, os cariocas foram vítimas de pelo menos quatro arrastões. O primeiro crime aconteceu na Linha Vermelha, no início da tarde de domingo (21), quando seis homens armados de fuzis incendiaram dois veículos e dispararam várias vezes contra um carro da Aeronáutica. Ninguém ficou ferido.
O ataque ocorreu na via expressa, no acesso a Duque de Caxias, na pista sentido Rodovia Presidente Dutra. De acordo com a assessoria de imprensa da Polícia Militar, um terceiro carro, um Corsa, também foi roubado pelos criminosos, mas não foi incendiado.
A outra ocorrência foi na Rodovia Presidente Dutra, altura do Km 163, na Pavuna, no subúrbio. Segundo a polícia, três homens armados com fuzis atacaram motoristas na Dutra, pista sentido São Paulo. Eles roubaram um Prisma e um Kia. Policiais militares que passavam pelo local trocaram tiros com os criminosos. Não há informações sobre feridos.
Zona Sul
À noite, na Rua Presidente Carlos Campos, próximo ao Palácio Guanabara, em Laranjeiras, na Zona Sul, quatro homens armados com pistolas, que estavam em um Peugeot, atacaram os ocupantes de um veículo que estava estacionando em Laranjeiras. Eles levaram os pertences das vítimas, que voltavam de uma festa, e fugiram.

Momentos depois, bandidos usaram um carro para fechar uma rua na Fonte da Saudade. A polícia suspeita que os arrastões tenham sido cometidos pela mesma quadrilha. Uma das vítimas comemorava aniversário.
Motorista morto durante tentativa de assalto na BR-116
No sábado (20), um motorista foi morto durante uma tentativa de assalto na BR-116, No trecho Rio-Magé. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), cerca de oito homens armados em três carros fecharam uma das faixas da pista sentido Rio de Janeiro, na altura de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.
Ainda de acordo com a PRF, a vítima passava pela rodovia com a mulher e o filho, quando foi abordada por um dos assaltantes. O criminoso teria atirado após o motorista desobedecer à ordem de parar. A vítima bateu em outros carros, deixando duas pessoas levemente feridas.
Nova modalidade de crime
Desde o início do mês de novembro, foram registrados mais de sete ataques de criminosos que terminaram com veículos incendiados. A Secretaria de Segurança Pública e a Polícia Civil investigam se esta já pode ser considerada uma nova modalidade de crime. O incêndio dos veículos seria para destruir provas contra os criminosos.
A série de assaltos vem mudando a rotina do carioca e deixando motoristas em sinal de alerta, mudando horários e alterando opções de caminhos ao se deslocar pela cidade.


Do G1 RJ

Menor de idade morre eletrocutado após voltar de praia na Bahia

Um adolescente de 16 anos morreu eletrocutado no domingo (21) em Salvador (BA). Ele havia acabado de voltar da praia e ainda estava com o corpo molhado quando resolveu trocar o pneu de sua bicicleta e encostou em um fio exposto na área de serviço de sua casa.

O garoto ficou preso no fio e os pais e parentes dele não conseguiram retirar o corpo a tempo. Quando o socorro chegou, o garoto já estava morto. O corpo foi encaminhado para o IML (Instituto Médico Legal) da região e deve ser enterrado nesta segunda-feira (22).

Assista ao vídeo:

Ministério Público entra com apelação para aumentar pena de Denny Oliveira


O Ministério Público de Pernambuco vai dar entrada com uma apelação para que a Justiça aumente a pena aplicada contra o apresentador de TV Denny Oliveira, condenado a 15 anos de reclusão por estupro e atentado violento ao pudor praticados contra quatro adolescentes. O pedido será feito nesta segunda-feira (22) pelas promotoras de Justiça Cristiane Medeiros e Cristiane Caetano.

A sentença original considerou continuidade delitiva - como se apenas um crime tivesse sido praticado continuamente. No entanto, as promotoras argumentam que houve concurso material - ou seja, vários crimes praticados em condições de tempo e lugar completamente diferentes. Segundo a promotora Cristiane Medeiros, Denny Oliveira abusou sexualmente de quatro adolescentes em situações e datas muito distintas.

“Houve crime praticado em 2005 e 2006, ou seja, um intervalo de um ano, quando a lei considera como continuidade delitiva o intervalo de até um mês. Fora que os crimes eram praticados em lugares diferentes, como em motel, no carro dele e no estúdio do programa que ele apresentava”, explicou.

Para o MPPE, com a interpretação da continuidade delitiva, o réu foi beneficiado no cálculo da pena. No concurso material, ao contrário, cada delito é considerado de forma autônoma e as penas são somadas.

A apelação é apresentada na 1º instância - ou seja, ao mesmo juiz da Vara da Infância e Juventude que já condenou o apresentador. Depois, o juiz vai intimar o advogado de defesa para que apresente suas contrarrazões e, em seguida, mandar o processo para o Tribunal de Justiça, onde será distribuído para uma das Câmaras Criminais, composta por três desembargadores.

APELAÇÃO
A sentença foi proferida pelo juiz José Renato Bizerra no dia 16 de novembro. Dois dias depois, Denny Oliveira defendeu a sua inocência e disse que iria apelar. O magistrado decidiu não decretar de imediato a prisão do apresentador, porque ele respondeu todo o processo em liberdade e ganhou o direito de recorrer da decisão também em liberdade.


Da Redação do pe360graus.com

GUERRA CITADO PARA LIDER DO PSDB










Ainda sem definição se permanece ou não na presidência nacional do PSDB, o senador Sérgio Guerra, que já teve o mandato de dirigente prorrogado, foi citado, ontem, pelo deputado federal Bruno Araújo (PSDB), como o melhor nome para assumir a liderança da bancada tucana na Câmara Federal. Figurando no rol dos que concorrem ao cargo, Bruno vê no “perfil agregador” do dirigente tucano a característica ideal para a função. “É natural que Sérgio Guerra permaneça na presidência do partido, mas, caso contrário, poderia ser o líder da bancada”, argumentou. Bruno afirma que não está perseguindo a liderança. Ainda estão no páreo: Luiz Carlos Hauly (PR), Mendes Thame (SP), Duarte Nogueira (SP) e Otávio Leite (RJ).
Concentrado em resolver o futuro da presidência da legenda, Guerra não toca no assunto liderança. Apenas informou que pretende reunir-se, durante a semana, com Bruno Araújo, em Brasília, para tratar “do partido, da bancada e também sobre a sigla em Pernambuco”. Há rumores de que Bruno poderia assumir o comando estadual do PSDB. Mas o deputado prefere não entrar no mérito. Hoje, a função é desempenhada por Evandro Avelar.

Atento aos passos do governador Eduardo Campos (PSB), Bruno teceu considerações sobre a entrevista do socialista à revista Veja, deste fim de semana. Enalteceu “a qualificação pessoal e legitimidade” do governador para dialogar, como interlocutor, no plano institucional, com os oposicionistas, o que, em sua análise, não exclui tratativas em torno de uma secretaria de Estado. Ainda na leitura de Bruno, a entrevista se desenha em cima de três pilares: “Primeiro, frisa que ele foi um governador competente; sugere que Eduardo tem futuro político, que pode ser candidato à Presidência da República; e, por fim, que o socialista atuará como interlocutor junto à oposição”.

Questionado sobre avanços na posição do tucanato a nível estadual, Sérgio Guerra garante não haver nenhum. Hoje, ele embarca para São Paulo para tratar das contas do partido e, amanhã, segue para Brasília, mesmo dia em que o Eduardo Campos também viaja para Capital Federal. Guerra disse não ter nenhuma reunião marcada com o socialista para definir a relação dos dois partidos em Pernambuco. “Só se ele tiver alguma agenda dele”, considerou, informando que, caso seja convocado, conversará com o governador.


RENATA BEZERRA DE MELO(FOLHA DE PERNAMBUCO)

Polícia apreende mais de 40 mil mudas de maconha no Sertão


A Operação LIAMBA VII realizada pelas Polícias Federal, Civil, Militar e Rodoviária Federal ainda com a participação do Corpo de Bombeiros apreendeu nesse fim de semana mais de 40 mil mudas de maconha e erradicou mais de 3 mil pés da planta. A apreensão aconteceu na Ilha dos Brandões, município de Belém do São Francisco, Sertão de Pernambuco.

No total foram localizados 3.381 pés de maconha e 40.500 mudas da planta. Duas pessoas foram presas, José Ricardo da Silva,20 anos e Erinaldo Pedro da Silva, 22. Segundo a polícia, a quantidade de mudas e pés apreendidos seria suficiente para produzir 5.000 kg de maconha pronta para o consumo.

As mudas e os pés de maconha foram formalmente apreendidos e em seguida, após os levantamentos técnicos da área do cultivo e colheita de amostras, foram totalmente incineradas. Logo depois, os presos foram conduzidos até Delegacia da Polícia Federal em Salgueíro/PE, onde foram autuados em flagrante como incursos nas penas dos Art. 33 e 35 da Lei nO11.343/06, com pena prevista entre 05 e 15 anos de reclusão. Depois de autuados, os presos foram submetidos a exame de corpo de delito e recolhidos ao sistema penitenciário deste Estado, onde permaneceram à disposição do Juiz de Direito da Comarca de Belém do São Francisco/PE.

Com a apreensão, a Operação LIAMBA VII, acumula um total apreendido e devidamente incinerado de 17.220 pés de maconha prontos para serem colhidos, 41.000 mudas de maconha preparadas para o plantio, e 1.000 gramas de sementes de maconha.


Do JC Online
Núcleo SJCC/Caruaru

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Consumidores de baixa renda devem se cadastrar para não perder Tarifa Social de Energia


Todos os consumidores que fazem parte da Tarifa Social de Baixa Renda de Energia Elétrica terão agora que cadastrar na Celpe o seu NIS (Número de Identificação Social) para continuar com o benefício. De acordo com a Secretária de Desenvolvimento Social do município, Joselma Bezerra, que participou ontem de reunião na Celpe em Caruaru, a exigência passa a valer a partir de dezembro próximo.

A Tarifa Social de Energia Elétrica é um benefício garantido por Lei Federal para atender às famílias de baixa renda que consomem até 220 kWh por mês. Os descontos na conta variam de 10% a 65%, de acordo com o consumo de energia. A Tarifa Social também dá direito à participação em projetos como de doação de geladeiras e lâmpadas econômicas.

O principal critério considerado pela nova Lei agora é a renda do beneficiário e não mais o consumo. Podem fazer parte do programa os seguintes consumidores: clientes com renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa, residências com portadores de doenças que fazem uso continuado de aparelhos elétricos para preservação da vida com renda familiar de até três salários mínimos, usuários do BPC (Benefício de Prestação Continuada) que são os idosos a partir de 65 anos ou portadores de necessidades especiais amparados pela Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) e com renda familiar de até um quarto do salário mínimo por pessoa, índios e quilombolas. Os beneficiários do Bolsa Família podem ter direito à Tarifa Social, pois já possuem o NIS, eles só precisarão apresentar o número à Celpe e ter o cadastro validado.

Todos os interessados que se enquadram nesses critérios devem possuir NIS e unidade de consumo residencial. Em Santa Cruz do Capibaribe o NIS é concedido na sede do Bolsa Família, na Avenida Padre Zuzinha n° 591, no centro da cidade.

De acordo com a Aneel, os consumidores que não tiverem cadastrado o NIS na Celpe perderão o benefício a partir de 1º de dezembro deste ano. Após a sua perda, o benefício só será concedido a quem atender aos novos critérios.

Carga tributária é debatida no Palácio


O governador em exercício, João Lyra Neto (PDT) recebeu, na tarde da ultima quarta (17), no Palácio do Campo das Princesas representantes do poder legislativo, representantes dos segmentos ligados ao comércio no estado, para tratar da polêmica questão da substituição tributária.
O encontro foi realizado após pronunciamento do deputado estadual Edson Vieira (PSDB) que levantou a questão em pronunciamento realizado na semana passada na tribuna da ALEPE. A questão técnica foi detectada nos 8 decretos estaduais através da Associação Santa-cruzense de Contabilistas (ASCONT), através de seu presidente Luciano Bezerra.
Na reunião reforçaram os apelos ao poder público a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (FECOMÉRCIO), Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), Federação dos Clubes de Dirigentes Lojistas e mais 18 sindicatos associados.
O principal ponto que afeta o desenvolvimento econômico é a questão de antecipação do ICMS sobre vários produtos e estoques, o que, conforme os técnicos acarretaria uma bitributação.
Segundo Edson Vieira, a discussão tem caráter fundamental, principalmente com o aquecimento da economia no período de final de ano. “Estamos nesta luta com as entidades, e vamos aguardar a sensibilidade do governo para que essa medida não desestimule os investimentos e cause aumento nos preços”, ressalta.
Ao final da reunião, ficou marcada a formação de uma comissão que será formada com parlamentares que levantaram a discussão, entidades ligadas ao varejo e atacado.

Taquaritinga receberá a Ouvidoria Itinerante da Secretaria de Defesa Social

Próximos dias 26 e 29 de novembro a cidade de Taquaritinga do Norte receberá a visita do ônibus da Ouvidoria Itinerante da Secretaria de Defesa Social do Estado. O mesmo ficará na Praça Padre Otto Sailler sendo mais uma ação ligada ao Pacto Pela Vida em Defesa dos direitos Humanos.




Por meio da ouvidoria todos poderão denunciar e elogiar atos violentos ou discriminatórios realizados por bombeiros, policiais civis, militar ou científico de todo estado. O objetivo da visita é detectar as falhas procedimentais e de abordagem, tais como a excessiva ou arbitraria dos órgãos policiais, a reclamação ou elogio em razão do desempenho funcional dos diversos órgãos ligados a Secretaria de Defesa Social.




Todas as demandas recebidas serão avalizadas e devidamente encaminhadas aos órgãos competentes para que sejam tomadas todas as medidas cabíveis de solução.

É muito importante a participação maciça da população, pois ajudará a melhorar os serviços de segurança do nosso estado melhorando assim a vida de todos e valorizando os profissionais da área.




Na ocasião também serão fornecidos informações muito importantes sobre os direitos dos cidadãos diante de abordagens policiais.

Lembrando que o funcionamento da Ouvidoria itinerante será das 8h às 12h e das 14h às 18h na Praça Padre Otto Sailler.

Vesgo, do Pânico, recebe R$ 44 mil de indenização do cantor Netinho


Cinco anos após ter levado um soco na orelha dado pelo cantor Netinho, Rodrigo Scarpa, o repórter Vesgo do Pânico na TV, recebeu nesta quinta-feira (18) R$ 44.670 de indenização do cantor. A informação é do jornal carioca O Dia, desta sexta-feira (19).

Segundo a publicação, o repórter do programa da Rede TV! foi ao Rio de Janeiro nesta quinta (18) para receber no Banco do Tribunal de Justiça o valor pago pela agressão, que aconteceu em 2005 durante o Troféu Raça Negra.

Ainda de acordo com o jornal, Scarpa pretende doar parte do dinheiro da indenização para a APAE (Associação dos Pais e Amigos Excepcionais) de sua cidade natal, Itanhandu, em Minas Gerais.

Ao lado de Ceará, o "Silvio", Rodrigo Scarpa é um dos integrantes do Pânico na TV, programa que é conhecido por fazer matérias humorísticas com celebridades.
Neste ano, Netinho de Paula foi candidato a senador por São Paulo, mas não foi eleito - o músico e vereador foi o terceiro candidato mais votado no Estado nas últimas eleições.

Do R7

Dilma prega em reunião do PT 'clima político de união e compreensão'


A presidente eleita Dilma Rousseff afirmou nesta sexta-feira (19) que, passada a campanha eleitoral, o PT precisa ser capaz de criar um "clima político de união e compreensão" depois de uma campanha marcada, segundo ela, por tentativas de se "criar o preconceito e a intolerância".
A presidente eleita fez as afirmações em discurso durante a última reunião de 2010 do Diretório Nacional do PT, em Brasília. Dilma participou como convidada de honra. Ela se emocionou e foi às lágrimas ao relatar o contato com a militância petista durante a campanha eleitoral.
"Temos que ser capazes de criar um clima político de união e compreensão", afirmou, após criticar os adversários na campanha eleitoral por tentarem, segundo ela, "discutir questões que tinham por objetivo criar o preconceito e a intolerância".
“Numa democracia, é assim que se deve comportar: se disputa na eleição e constroi-se a unidade do país no ato de governar. Eu conto com vocês para a construção dessa unidade do Brasil”, declarou.

Antes da fala de Dilma, o presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra, elogiou a performance da então candidata durante a campanha eleitoral. Segundo ele, o resultado da eleição comprovou que "eram falsas" todas as afirmações feitas pelos opositores contra Dilma, "de que ela não seria aceita pelo PT, de que era uma invenção de Lula ou de que seria trucidada pelo principal adversário nos debates".
Dilma agradeceu ao PT, aos militantes e dirigentes, aos coordenadores da campanha e aos governadores petistas eleitos presentes ao evento - Jaques Wagner (BA), Agnelo Queiroz (DF), Tião Viana (AP) -, pelo empenho durante a campanha eleitoral.
"Ganhamos juntos esta eleição", afirmou. A presidente eleita disse que deseja "aprofundar" o modelo de desenvolvimento econômico e social implementado no governo Lula. "Minha diferença, minha vantagem quando olho para 2002 [ano em que Luiz Inácio Lula da Silva se elegeu presidente pela primeira vez] é que nós temos uma herança bendita", declarou, em referência indireta à "herança maldita" que Lula costuma dizer que recebeu do governo anterior ao dele, do PSDB.

Dilma disse que o que chamou de "herança bendita" representa um "desafio" porque, segundo afirmou, impõe à nova gestão avançar e buscar novas conquistas no campo social. No discurso, a presidente eleita falou em justiça social e erradicação da miséria. "[A herança bendita] coloca diante de nós a imposição da inovação, de aprofundar o que conquistamos", afirmou.
A presidente eleita fez um agradecimento "especial" aos que chamou de "três porquinhos" - os coordenadores de campanha Antonio Palocci, José Eduardo Dutra e José Eduardo Cardozo. "Acredito que os três porquinhos foram muito bem sucedidos na coordenação da minha campanha. Eu encontrei neles companheiros de todas as horas", declarou.
Dilma também lembrou dos aliados derrotados na eleição e fez um agradecimento a eles.

“Agradeço aos candidatos, os que não se elegeram, porque eles foram decisivos na minha vitória. E quero dizer para eles que nós também temos uma herança, é a herança do Lula ter tentado três vezes. Então, nós temos também a trajetória que é preciso que a gente não desista. E aí, eu quero dizer a eles essa mensagem: nós estamos iniciando uma outra etapa, outras etapas ainda virão."
A presidente eleita encerrou o discurso com uma mensagem para as mulheres. "Eu acho que eu represento a luta de cada uma das militantes aqui presentes, as senadoras, as prefeitas, as deputadas federais. Todas nós representamos milhões de mulheres brasileiras que progressivamente colocarão suas faces, seu voto, a cara, o corpo, brigando por um Brasil melhor. Então, companheiras, agora também é o momento da nossa hora e da nossa vez. Um abraço."

Câmera escondida flagra babá maltratando menina de um ano e oito meses em Brasília

Uma babá foi flagrada por câmeras escondidas no momento em que maltratava uma menina de um ano e oito meses. O flagrante ocorreu após a mãe da criança ter percebido mudanças no comportamento da filha, como choros constantes e o medo da própria babá.

As imagens do vídeo mostram os maus-tratos que a criança sofria. Primeiro, a babá aparece arrastando pela camiseta a menina, que estava sentada no sofá. Minutos depois, a mulher, ao alimentar a criança, enfia a colher com força na boca dela, que engasga e tenta cuspir parte da comida. A babá fica nervosa e empurra a cabeça da garota contra o sofá.

Na mesma cena a menina chora e a mulher grita para que ela continue a comer. A babá trabalhava para a família há quase sete meses, mas só há dois os pais desconfiaram dos maus-tratos. A mulher foi denunciada à polícia e presa em flagrante.

Assista ao vídeo:

Polícia prende acusados de praticar assaltos no Sertão


Uma operação conjunta realizada pelo GATI, Operações Malhas da Lei, Serviço Reservado da 2ª Seção e Polícia Civil prendeu nessa quinta-feira (18) em Caborbó, Sertão de Pernambuco, uma quadrilha que praticava assaltos nas estradas vicinais e nas BR’s.

Quatro pessoas foram presas Edilson Dantas Brandão(Edilson de Mané Mago), Tiago Jacó da Silva, Arialdo Pereira Alves (João) e Nilton César de Novaes Bium (César Bium). Com eles foram apreendidas, duas espingardas calibre 12, uma calibre 32 e um revólver calibre 38.

Segundo a polícia a maioria dos assaltos aconteceu na BR 428. Ainda segundo a polícia, a quadrilha agia de forma violenta e, quando havia mulheres entre as vítimas, eram obrigadas a tirarem toda a roupa, ficando completamente nuas, já que, segundo os mesmos, muitas escondiam dinheiro nas roupas íntimas, justamente com medo de assaltos.

Todos os presos foram levados para a Delegacia de Cabrobó.


Do JC Online
Núcleo SJCC/Caruaru

Ex-prefeito de Toritama condenado a 15 anos






O ex-prefeito de Toritama, no Agreste, José Marcelo Marques de Andrade e Silva, foi condenado pela Justiça Federal a 15 anos de prisão em regime de reclusão pelos crimes de desvio de verbas públicas, formação de quadrilha e inserção de dados falsos em sistema de informação do município. Outras quatro pessoas foram condenadas sob a mesma acusação a penas que variam de dois anos e três meses até 27 anos. O valor desviado é estimado em R$ 2,38 milhões. A ação contra os acusados foi impetrada em 2008 pelo Ministério Público Federal de Pernambuco, quando o ex-prefeito chegou a ser preso pela Polícia Federal. A decisão da Justiça, no entanto, não é definitiva. Os acusados podem recorrer ao Tribunal Regional Federal da 5ª Região.


José Marcelo Marques foi preso pela primeira vez em 2008 pela Polícia Federal Foto: Teresa Maia/DP/D.A Press - 17/6/08Além do ex-prefeito, foram condenados a ex-secretária municipal de Finanças, Elisabeth Gonçalves da Silva, a sua filha, Andreza Cristina da Silva, e os ex-servidores terceirizados Joaquim José do Nascimento, lotado na época no setor de informática na Secretaria de Saúde, e Leonardo Carvalhoda Costa, que trabalhava no setor financeiro. Segundo o Ministério Público, o prefeito montou um esquema que desviava recursos federais do Ministério da Saúde. A verba federal liberada deveria ser destinada para realização de serviços hospitalares e ambulatoriais do município.

Segundo o procurador da República Luiz Vicente Queiroz, que acompanha o caso, o esquema funcionava da seguinte forma: os funcionários da Secretaria Município de Saúde inseriam dados falsos no sistema informatizado do órgão, o que gerava créditos maiores do que os efetivamente gastos com serviços hospitalares e ambulatoriais. Em seguida, o ex-prefeito emitia e endossava os cheques para que fossem sacados diretamente no caixa, destinando os valores para as contas dos funcionários envolvidos na fraude e da filha da ex-secretária.

Além de aplicação de pena pecuniária, o juiz federal substituto, Allan Endry Veras Ferreira, condenou o ex-prefeito a 15 anos de reclusão em regime fechado, Elisabeth pegou 11 anos, sua filha a 2 anos e três mesese Joaquim a 15 anos de prisão. Já Leonardo da Costa foi condenado a 27 anos em regime fechado. ´A denúncia partiu da própria Secretaria estadual de Saúde. A Polícia Federal indiciou, o Ministério Público Federal fez a denúncia e a Justiça condenou. É um crime que leva prejuízo direto à população. A Justiça foi implacável, castigando com severas penas os envolvidos`, disse o procurador.


Fonte: DIÁRIO DE PERNAMBUCO

Carreta tomba na BR-232 e motorista é suspeito de ter bebido


Uma carreta que havia tombado na BR-232, no bairro do Engenho do Meio, foi retirada do local na manhã desta sexta-feira (19). De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o motorista perdeu o controle da direção quando fez a curva e o veículo tombou no acostamento. Ninguém ficou ferido.

O acidente aconteceu no fim da tarde da última quinta, perto de um viaduto e da avenida Abdias de Carvalho. O motorista, cujo nome não foi informado. foi levado para a delegacia da Várzea, porque o teste do bafômetro acusou que ele havia bebido.


Da Redação do pe360graus.com

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Promotor recorre contra audiência em que Tiririca foi submetido a teste


O Ministério Público Eleitoral informou que impetrou nesta terça-feira (16) dois mandados de segurança no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP) para questionar aspectos da audiência realizada no último dia 11 com o deputado federal eleito Francisco Everardo Oliveira Silva, o Tiririca (PR). O promotor Maurício Antônio Ribeiro Lopes anunciou no dia da audiência que ia recorrer ao TRE assim que possível. Para o promotor, Tiririca teve desempenho inferior a 30% do desejável.
Tiririca, o deputado mais bem votado do país, com 1,3 milhão de eleitores, é réu em uma ação penal que apura se houve fraude na declaração de escolaridade entregue à Justiça Eleitoral durante o processo de registro de sua candidatura. No dia 11, ele se submeteu a testes de leitura e escrita que devem servir de base para a decisão do juiz da 1ª Zona Eleitoral de São Paulo, Aloísio Sérgio Rezende Silveira, responsável por julgar a ação penal.

Na mesma ação penal, Tiririca responde por suposta omissão de bens na declaração que ele apresentou à Justiça Eleitoral no processo de registro de sua candidatura.
Segundo a Promotoria, no primeiro mandado impetrado nesta terça, o promotor requer ao TRE sete itens.
O primeiro deles é a intimação da mulher de Tiririca para que seja reproduzida em audiência a forma exata como ela elabora a escrita, para analisar se ela ajudou ou mesmo fez sozinha a declaração de que sabe ler e escrever do deputado eleito.
Em segundo lugar, o MP quer que seja permitido chamar de novo a testemunha de defesa para falar sobre pontos polêmicos do laudo apresentado e que foram indeferidas pelo juiz eleitoral.
Em terceiro lugar, o promotor quer a submissão de Tiririca a perícia oficial por junta médica composta por profissionais de idêntica especialidade daqueles que assinaram o laudo apresentado pela defesa.
O promotor pede ainda, em quarto lugar, o deferimento dos requerimentos formulados em audiência relativos à obtenção de prova de bens em nome do acusado e não declarados à Justiça Eleitoral.
O MP também requer a separação das denúncias ofertadas pelos crimes de falsidade ideológica em relação à omissão de declaração de bens e o de falso material e ideológico em relação à declaração de que sabe ler e escrever.
O promotor pede ainda a designação de nova audiência, em que Tiririca escreva obre tema livre, de seu universo cultural, uma pequena redação para complementação do exame, isso segundo parâmetros adotados pelo Ministério da Educação para aferição de alfabetização de jovens e adultos.
Por último, o promotor requer a anulação da audiência realizada em relação à acusação de falsidade ideológica na omissão de declaração de bens por não ter sido dada oportunidade ao Ministério Público de se manifestar sobre o documento juntado posteriormente à defesa preliminar.
No segundo mandado de segurança, o promotor questiona a competência do juiz de primeiro grau para realizar a audiência.
Segundo o promotor, uma vez que o registro da candidatura foi feito perante ao Tribunal Regional Eleitoral e não na 1ª Zona Eleitoral, o teste deveria ser realizado pelo TRE e com participação do procurador regional eleitoral, conforme, inclusive, representações oferecidas pelo Ministério Público Eleitoral Estadual uma semana antes das eleições.
Declaração de escolaridade
Segundo o MP, peritas do Instituto de Criminalística de São Paulo não encontraram na declaração de escolaridade de Tiririca indícios de que tenha elementos típicos de escrita guiada. Para o Ministério Público Eleitoral o crime de falsificação de documento está devidamente configurado diante desses elementos.
Ainda de acordo com a nota, o Ministério Público Eleitoral dispõe de parecer técnico de fonoaudióloga do Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (Imesc) classificando Tiririca como analfabeto funcional, segundo definição da Unesco.
A nota diz ainda que o MP dispõe de parecer da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo elucidando que para se considerar uma pessoa alfabetizada funcional exige-se que seja capaz de utilizar a leitura e a escrita para fazer frente às demandas de seu contexto social e usá-las para continuar aprendendo e se desenvolvendo ao longo da vida.
Diante das conclusões de ambos os pareceres, o Ministério Público Eleitoral diz que considera o réu analfabeto funcional e que acredita que, por isso, fica também demonstrada a falsificação ideológica.
O promotor diz que todas as medidas necessárias à defesa da Constituição Federal - que veda a elegibilidade aos analfabetos - continuarão a ser tomadas pelo Ministério Público Eleitoral no âmbito de suas atribuições legais até o esgotamento das vias jurisdicionais.

Do G1 SP

Comissão de Orçamento aprova mínimo de R$ 540

Em votação sumária, a Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional aprovou o relatório preliminar do senador Gim Argello (PTB-DF) que contempla o reajuste do salário mínimo para 2011 no valor de R$ 540. Hoje, o valor do mínimo é de R$ 510.

O número, no entanto, é apenas o pontapé inicial de uma discussão que deve durar até dezembro. O governo, por meio do ministro Paulo Bernardo, do Planejamento, chegou a propor uma redução no valor que foi enviado ao Congresso em agosto – de R$ 538,15 para R$ 536,88.

Em audiência na comissão, no entanto, Bernardo concedeu que poderia arredondar o mínimo para R$ 540. É o mesmo reajuste que havia sido proposto pelo relator-geral e que foi aprovado nesta terça-feira (16).

As centrais sindicais, no entanto, não aceitam menos que R$ 580 e pressionam para que o governo refaça as contas e conceda um reajuste que contemple não apenas o impacto da inflação, como o governo quer, mas também um ganho real.

Essa negociação tem causado confusão. O acordo firmado entre as centrais e o governo desde o início do mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva prevê um cálculo baseado na inflação e no crescimento da economia. Por esta fórmula, o reajuste de 2011 seria prejudicado pelo baixo desempenho da economia brasileira em 2009.



As centrais não aceitam receber um mínimo reajustado apenas pela inflação e querem alterar o acordo, pelo menos, para o mínimo do ano que vem. Em 2012, ele voltaria a vigorar e os trabalhadores poderiam receber um aumento real de até 8%.

Ainda nesta semana, representantes das centrais e os ministros Paulo Bernardo e Carlos Eduardo Gabbas, da Previdência, devem ser reunir para discutir as propostas de reajuste tanto do mínimo quanto dos aposentados.

Produtor americano suspeito de matar esposa brasileira é preso nos EUA


O produtor de televisão Bruce Beresford-Redman, da série "Survivor", foi preso nesta terça-feira (16) em sua casa no estado americano do Califórnia, suspeito do homicídio de sua mulher brasileira no México. O produtor alega inocência no caso.
Segundo informou o FBI à emissora local "KTLA", a prisão ocorreu depois de um juiz dos EUA ter assinado uma ordem de detenção contra o americano na última sexta-feira (12). O produtor passará a noite no centro de detenções metropolitano da cidade de Los Angeles, onde aguardará por sua apresentação no tribunal, prevista para esta quarta-feira (17).

Segundo as autoridades do estado mexicano de Quintana Roo, Beresford-Redman é o principal suspeito do assassinato de sua mulher, a brasileira Mônica Burgos, ocorrido no início de abril em Cancún.
O assassinato da brasileira ocorreu no luxuoso hotel Moon Palace, cidade que Beresford deixou sem permissão da polícia no final de maio. A promotoria de Quintana Roo emitiu uma ordem formal de detenção contra o produtor, que foi seguida pelo início do pedido para sua extradição.
As autoridades mexicanas tinham solicitado que o produtor permanecesse no México enquanto continuavam as investigações, mas seu advogado, Richard Hirsch, disse que Beresford-Redman "retornou a Los Angeles para ficar com seus filhos e para atender assuntos familiares e pessoais".

Do G1, com agências internacionais *

(*) Com informações da agência de notícias Efe

Homem é preso suspeito de quebrar o nariz da filha de quatro anos

Um pedreiro de 34 anos foi preso suspeito de agredir a filha de quatro anos dentro de casa na rua das Palmeiras, na região de Parelheiros, zona sul de São Paulo, na madrugada desta quarta-feira (17). A menina teve o nariz quebrado depois de levar socos e tapas do pai no rosto.

Depois de uma denúncia anônima, a polícia foi até o local e encontrou a menina com vários ferimentos no rosto e o nariz quebrado. Segundo a PM, uma vizinha contou que sempre houve brigas dentro da casa, mas que essa tinha sido a mais grave.

A mãe disse que a garota estava pintando as unhas das mãos com papel crepom, quando o pai começou a agredi-la. Ao ser preso, o suspeito afirmou que esse era o tipo de educação que ele dava à filha.

Encaminhado ao 25° Distrito Policial de Parelheiros o pedreiro foi indiciado por lesão corporal e violência doméstica. A criança foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros ao pronto-socorro da região.

Assista ao vídeo:

Motorista pego sem documentos fica com raiva e destrói o carro


Um motorista viveu um dia de fúria, segunda-feira à noite, após ser parado numa blitz da Operação Lei Seca, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. Revoltado ao ser informado que, por estar sem documentação, seu carro seria rebocado, o condutor pegou um pedregulho na rua, avançou na direção dos agentes da Operação Lei Seca e —pasmem — começou a lançar a pedra, seguidas vezes, no seu próprio carro, um Ford Fiesta.


A cena foi flagrada por outros assustados motoristas que passavam pelo local ou tinham sido parados na barreira. Depois de castigar o próprio veículo — com placa de Nova Iguaçu —, chutando a lataria, subindo no capô e quebrando os vidros, o condutor revoltado recusou-se a assinar o auto de infração, pegou os seus pertences no carro e foi embora para casa de táxi.


‘Foi tudo muito louco’
O incidente aconteceu na Avenida Ministro Ivan Lins, na pista sentido Recreio dos Bandeirantes. O carro foi rebocado e, segundo o governo do estado, responsável pela Operação Lei Seca, foi levado para um depósito localizado em Curicica, na Zona Oeste do Rio.

— Foi tudo muito louco. O motorista dizia que tinha comprado o carro de uma senhora que estava na Nova Zelândia e que não tinha dinheiro para pagar a multa. Ele estava muito nervoso — disse uma pessoa que testemunhou a cena.

Fiesta acumula 128 multas
O carro dirigido, anteontem, pelo motorista revoltado, cujo nome não foi divulgado pela Operação Lei Seca, já recebeu, desde 2008, 128 multas, segundo o site da Secretaria municipal de Transportes, totalizando quase R$ 15 mil em infrações.

No site do Detran, o carro consta no nome da concessionária Besouro, de Nova Iguaçu. Mas, no campo observações, estão acrescentadas as informações: “existe comunicado de venda” e “vedada a circulação”. Entre as multas, existe uma gravíssima, do dia 18 de maio, quando o condutor, na ocasião, estava numa velocidade 50% acima da permitida na Avenida das Américas, na Barra da Tijuca.


O EXTRA entrou em contato com a concessionária Besouro. Segundo a gerência da concessionária, o Ford Fiesta foi vendido em 2008, e a comunicação de venda feita ao Detran em 24 de julho de 2008. A compradora foi uma mulher, moradora de Nova Iguaçu.

Segundo a Secretaria municipal de Transportes, todas as multas vinham sendo entregues “a uma senhora, mas isso não quer dizer que ela seja (...) a condutora (no momento das multas)”.

Fonte: EXTRA ONLINE

Vazamento em Jucazinho faz Compesa suspender abastecimento no interior

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) informou na manhã desta terça-feira (16), que devido a um vazamento ocorrido nessa segunda (15), no sistema adutor de Jucazinho, o fornecimento d'água foi suspenso em Cumaru, Passira e Riacho das Almas.

Já os municípios de Bezerros, Caruaru e Gravatá também foram afetados e estão operando parcialmente.

A equipe técnica da Companhia já está trabalhando para solucionar o problema e a previsão é de que o abastecimento seja normalizado na manhã desta quarta (17).

Do JC Online
Núcleo SJCC/Caruaru

Eduardo levará propostas a Lula


Após voltar da Europa onde passa uma temporada de férias, o governador reeleito e presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, retomará as articulações para a composição do ministério da presidente eleita Dilma Rousseff (PT). Já está agendada uma reunião do socialista com o presidente Lula, em Brasília, na próxima segunda-feira - o encontro seria na sexta-feira, mas foi adiado em função das agendas. A conversa que Eduardo terá com Lula servirá, também, para que os dois acertem a última visita do petista a Pernambuco como presidente. O desejo de Lula é inaugurar algum trecho da transposição do Rio São Francisco, no Sertão, mas outra pauta no Recife não está descartada. O compromisso seria no dia 30 ou mesmo no dia 31 de dezembro. Em 1º de janeiro, Lula passará a faixa presidencial para Dilma.
Eduardo retorna ao Brasil, quinta-feira à noite e, no dia seguinte, já cairá em campo para ouvir lideranças socialistas com o objetivo de colher o sentimento do partido para externá-lo no encontro com Lula. Depois de sair maior das eleições - elegeu seis governadores, 35 federais e quatro senadores -, o PSB cobiça dois ministérios de peso no Governo Dilma. Leia-se: Integração Nacional e/ou Cidades; duas pastas de caráter finalísticos, com orçamentos robustos, mais cargos a nomear e uma proximidade maior de governos e prefeituras, no comparativo com o Ministério de Ciência e Tecnologia, comandado atualmente pelo partido.
O problema é que as duas pastas estão na mira do PMDB, que já comanda Integração Nacional e cresceu o olho sobre a de Cidades, dirigida pelo PP. Os socialistas também demonstram interesse em manter a presidência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A vaga seria destinada ao deputado federal Ciro Gomes, rifado pelo seu próprio partido da corrida presidencial para que o PSB pudesse aderir à campanha de Dilma Rousseff.
Se fizer valer seu prestígio junto a Lula e Dilma, o governador Eduardo Campos pode emplacar um ministro pernambucano. A eventual nomeação passa, entretanto, por um entendimento com o PT local, que tem os nomes do senador eleito Humberto Costa, do ex-prefeito João Paulo e do deputado federal Maurício Rands nas bolsas de apostas. Destes, Humberto aparece com mais chances. Mas o ex-minstro da Saúde já disse que quer cumprir seu mandato no Senado.
O atual secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Bezerra Coelho (PSB), é citado como “ministeriável”. Com bom trânsito junto ao presidente Lula e dimensão política para ocupar cargo na Esplanada dos Ministérios, o socialista poderia ser indicado como uma forma de ser compensado por ter sido sacado da corrida pelo Senado a pedido de Eduardo.


ARTHUR CUNHA(FOLHA DE PERNAMBUCO)

terça-feira, 16 de novembro de 2010

O PARADA POPULAR VOLTOU


Estou de volta a radio São Domingos 104.9 FM fazendo o que gosto o programa parada popular com um novo formato màs sem perder o seu conteúdo original vale apena você conferir de segunda a sexta das 05 as 07 da manha espero contar com a audiencia de todos.

Congresso Nacional de Conselheiros Tutelares‏


O Conselheiro Tutelar de Santa Cruz do Capibaribe, Laércio Glicério, foi eleito delegado na Conferência Estadual, onde participaram os 185 municípios de Pernambuco. Nesta conferência foram selecionados 30 Delegados, onde o Conselho Tutelar de Santa Cruz do Capibaribe foi escolhido para representar o Agreste no V Congresso Nacional dos Conselhos Tutelares, a ser realizado em Luziânia-GO, no período de 16 à 20 de Novembro de 2010. Antes porém, o conselheiro santa-cruzense Laércio Glicério participa em Brasília-DF, nesta quinta-feira, dia 18, de um evento em comemoração ao dia do Conselheiro Tutelar Brasileiro. O evento é promovido pelo Fórum Colegiado Nacional de Conselhos Tutelares, órgão que tem por objetivo promover articulações e discussões pela efetiva Garantia dos Direitos das Crianças e Adolescentes com os Conselhos Tutelares do País.



Obsevação: a foto aconteceu minutos antes do embarque

Educação de Taquaritinga participará por avaliação estadual

No próximo dia 30 de novembro todos os alunos das escolas municipais de Taquaritinga do Norte serão avaliados pelo SEAPE (Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco). O mesmo foi criado com a finalidade de monitorar o padrão de qualidade do ensino e apoiar as iniciativas de promoção da igualdade de oportunidades educacionais. Os testes têm como objetivo avaliar as competências e habilidades nas áreas de língua portuguesa e matemática dos estudantes das redes Estadual e Municipal nas 2ª, 4ª, e 8ª séries ou 3°, 5° e 9° anos do Ensino Fundamental e do 3° ano do Ensino Médio, incluindo os projetos de correção do fluxo escolar.



Todas essas informações foram fornecidas em uma capacitação sobre o sistema, na capital pernambucana para todos os coordenadores municipais na última semana de outubro.

“A capacitação foi muito produtiva enriquecendo a metodologia que será aplicada nos trabalhos a serem realizados no processo de avaliação, onde destas informações almejamos um resultado satisfatório em nosso município”, afirmou a coordenadora Tatiana Leite.



Além da aplicação dos testes, a avaliação inclui outros instrumentos importantes, como: o questionário do estudante que ajudará a traçar o perfil socioeconômico e a trajetória escolar de cada aluno, o do professor e do diretor que traçará o perfil dos profissionais da educação de Pernambuco, e o questionário da escola, cuja finalidade é conhecer a infraestrutura e os serviços oferecidos por ela, tendo-se em vista identificar os fatores que interferem no desempenho escolar.

Briga de casal acaba com a morte de uma criança de dez anos em Salvador (BA)

O casal começou a discutir dentro de casa. O homem saiu irritado e encontrou a sobrinha na calçada. Segundo testemunhas, ele pegou a menina pelo braço e jogou a criança de dez anos no meio da rua. ela acabou atingida por um ônibus que passava pelo local.

Americana alega que foi demitida por causa de seus 'seios enormes'


A norte-americana Amy-Erin Blakely, de 43 anos, entrou com um processo contra a companhia em que trabalhava em Orlando, no estado da Flórida (EUA), alegando que foi demitida por ter seios muito grandes, segundo reportagem da emissora de TV "CBS"


Ela destacou que se sentia humilhada ao saber que seus chefes se concentravam em seus seios, em vez de seu desempenho profissional. "Eu só pedi para ser julgada pelos meus méritos. Em vez disso, eu parecia ser julgada por minha aparência e o tamanho dos meus seios", disse ela.
A mulher alega ainda que foi informada de que outros funcionários teriam reclamado que não conseguiam se concentrar nas reuniões, porque tudo o que viam eram seus seios enormes. Por isso, ela teria sido avisada de que deveria "escondê-los".
Amy-Erin destacou que sempre se vestiu profissionalmente, era uma funcionária exemplar e jamais havia sido repreendida. Apesar de ter sido promovida oito vezes em 13 anos, ela alega que foi impedida de crescer mais dentro da companhia, porque seus chefes a achavam "muito sensual".


Do G1, em São Paulo