quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Operação da PF prende em Pernambuco casal suspeito de importações irregulares


A operação Trem Fantasma, deflagrada pela Polícia Federal e pela Receita Federal, desarticulou uma quadrilha acusada de importações irregulares. De acordo com as investigações, os suspeitos desviavam mercadorias que chegavam ao aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Nesta terça (09), um casal foi preso no Recife, num apartamento em Boa Viagem.

“As investigações dessa operação se deram em São Paulo. O esquema era importação de mercadorias irregulares que chegavam no aeroporto de São Paulo e de lá eram desviadas, através da facilitação de servidores públicos, empregados de empresas aéreas, fiscais aduaneiros. Assim, essa mercadoria ia para outros depósitos e de lá era distribuída para o Brasil inteiro de forma irregular”, explicou Giovani Santoro, assessor de comunicação da PF em Pernambuco.

A quadrilha foi identificada há cerca de um ano. Entre as mercadorias importadas irregularmente pelo grupo, principalmente dos Estados Unidos e da China, estariam equipamentos eletrônicos, hospitalares e de informática. Durante a operação, os agentes também cumpriram mandados de prisão preventiva e busca e apreensão em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Com o casal detido no Recife, que não teve os nomes divulgados, a PF apreendeu R$ 50 mil, documentos e um computador. O acusado foi levado para o Centro de Triagem (Cotel), em Abreu e Lima. A mulher foi encaminhada à Colônia Penal Feminina, no Recife. Todo o material apreendido no Recife será levado para a superintendência da Polícia Federal, em São Paulo.

Ao todo, 180 policiais federais e 80 servidores da Receita Federal participaram da operação, para cumprir 29 mandados de prisão preventiva e 44 mandados de busca e apreensão. De acordo com as investigações, estima-se que cerca de 80 toneladas de mercadorias por ano eram introduzidas no Brasil, causando um prejuízo aos cofres públicos de mais de R$ 50 milhões.

Os envolvidos podem ser indiciados pelos crimes de contrabando e descaminho, crimes contra a ordem tributária, evasão de divisas, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha.


Da Redação do pe360graus.com

Nenhum comentário: