sábado, 6 de junho de 2009
Índios protestam no Recife contra condenação de cacique
Com dança e música, um grupo de quase 300 índios da tribo Xucurus de Ororubá realizou ato em frente à Câmara dos Vereadores do Recife, nesta sexta-feira (5). Os manifestantes protestaram contra a condenação do cacique Marcos Luidson, 30 anos, decretada pela 16ª Vara Federal, em Caruaru, Agreste do Estado, há duas semanas. O Conselho Indígena Missionário entrou com o recurso na 1° turma do Tribunal Regional Federal no Recife, e o cacique aguarda julgamento em liberdade.
Depois da Câmara, o grupo seguiu para o Palácio do Campo das Princesas, sede do Governo estadual, onde conseguiu falar com o Chefe da Casa Civil. Segundo Ricardo Leitão, o poder executivo não pode entrar no caso, visto que é de competência do judiciário.
O cacique Marcos Luidson foi condenado a dez anos de prisão por ser apontado como o responsável pela revolta popular ocorrida em fevereiro de 2003, na área indígena de Pesqueira, Agreste de Pernambuco. O ato terminou com a expulsão de famílias e queima de casas e aconteceu logo após um atentado sofrido pelo cacique, que culminou com a morte de dois índios.
Marcos Luidson é um dos principais líderes indígenas do Nordeste, membro do Conselho Nacional de Política Indigenista e do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável. Assumiu a liderança dos xucurus do Ororubá em 2000, dois anos depois da morte do pai, cacique Francisco de Assis de Araújo, assassinado por fazendeiros. Xicão tornou-se mártir por haver liderado, no Nordeste, o movimento que resultou na demarcação de terras indígenas.
Do JC Online
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário