quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Dois municípios sem novo gestor

Os prefeitos eleitos de Pombos (Mata Sul), Jane Povão (PR), e Lagoa Grande (Sertão do São Francisco), Jorge Garzieira (PSDB), não tomarão posse hoje porque seus mandatos foram cassados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), em decorrência de irregularidades no registro das candidaturas. O pleno do TRE marcará novas eleições nesses municípios e o processo eleitoral levará 40 dias. Enquanto isso, as duas cidades serão governadas pelos respectivos presidentes das câmara municipais, que serão empossados hoje. Jane Povão foi eleita em outubro com 8.086 (54,8%) e Jorge Garzieira ganhou com 6.987 (53,2%).
Em Araçoiaba (RMR), Hildemar Guimarães (PSB), o Cuscuz, também foi cassado por irregularidades no registro da candidatura. Quem assume é o segundo colocado no pleito de outubro, o atual prefeito Severino Alexandre Sobrinho (PMDB), que teve 32,9% dos votos. O TRE só convoca eleição nas cidades onde o prefeito cassado teve mais de 50% dos votos. No caso de Araçoiaba, Cuscuz terminou à frente do adversário, mas com 40,2% (4.595 votos).
Em Caetés (Agreste), e Sirinhaém (Mata Sul), José da Luz Sampaio Filho (PSB), o Sampainho, e Fernando Urquiza (PTB), respectivamente, serão empossados hoje, mas vão exercer mandato sub judice, porque o TRE ainda julgará os processos contra eles referentes também a irregularidades no período de campanha. Urquiza obteve 9.727 votos (50,6%), enquanto que Sampainho teve 6.600 (54,2%).
A desembargadora Margarida Cantarelli emitiu liminar, ontem, garantindo a diplomação e a posse de Sampainho. Ela discordou de uma decisão do desembargador João Campos, que havia proibido a diplomação do socialista, ancorado em uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). “Entendi que o prefeito eleito de Caetés deveria tomar posse. O que não quer dizer que eu não possa mudar de idéia durante a tramitação do processo”, ressaltou Margarida Cantarelli

Nenhum comentário: