sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

La Niña não deve interferir em clima de Pernambuco, diz pesquisadora

Há previsão de chuvas fortes em Pernambuco nos próximos meses – a notícia foi divulgada durante a reunião de análise e previsão climáticas para o Nordeste do Brasil, na Fundação Cearense de Meteorologia.

O encontro reuniu técnicos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, centros estaduais de meteorologia do Brasil e pesquisadores americanos. A coordenadora do Laboratório de Meteorologia do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Lamepe), Francis Lacerda, participou da reunião.

“É comum nessa época do ano pancadas de chuva à noite e no início da manhã, depois aparece um sol maravilhoso”, explicou. “O sistema climático é muito rápido, provoca chuva e calor em um espaço de tempo muito pequeno”.

De acordo com ela, dificilmente as chuvas do Sul e do Sudeste do país vão chegar ao Nordeste. “As chuvas de lá estão associadas ao fenômeno de Zonas de Convergência do Atlântico Sul, que a gente chama de Zacas”, disse. “Nosso fenômeno é um vórtice ciclônico de ar superior. O Zacas só provoca chuvas no sertão em alguns anos”.

LA NIÑA
A expressão “la niña” significa "a menina" em espanhol. De acordo com a meteorologia, é um fenômeno marcado por um esfriamento anormal nas águas superficiais do Oceano Pacífico e pode provocar impacto sobre o clima.

Alguns dos impactos de La Niña tendem a ser opostos aos de El Niño, que é o aquecimento das águas do Oceano Pacífico. A coordenadora do Lamepe explica que o fenômeno está enfraquecendo, e deve exercer pouca influência em Pernambuco.

“Nos últimos dias percebemos um pequeno aquecimento das águas do Oceano Pacífico, principalmente nas costas do Peru e do Equador, mas nossa expectativa maior é em relação ao Oceano Atlântico, que está com um dipolo favorável às chuvas no Nordeste”, disse.

METEOROLOGIA
Há condições de chuva ao longo desta sexta-feira (30) nas regiões litorâneas entre a Paraíba e o Ceará. No Piauí e no interior do Ceará, a umidade também está mais elevada e ocorrem pancadas de chuva.

“Para o Sertão, a previsão é de chuvas acima normais e acima da média, por causa do comportamento do Oceano Atlântico”, afirmou Francis. “A previsão do inverno, a gente vai divulgar em março, principalmente a de abril, maio e junho, período chuvoso no Estado”.

Em Pernambuco, o tempo fica mais aberto no interior do estado. Apenas no leste instabilidades que avançam do mar provocam pancadas de chuva. A maré está alta na manhã desta sexta, mas no início da tarde estará baixa, voltando a subir à noite.
da Redação do pe360graus.com

Nenhum comentário: