quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Presas com 2,5 kg de pasta de coca

Investigações feitas há cerca de quatro meses fizeram a Polícia Federal (PF) descobrir um esquema de transporte de pasta de cocaína do Paraguai até Pernambuco. Duas mulheres foram presas, anteontem, quando tentavam trazer a droga dentro de um ônibus, que fazia a linha São Paulo-Recife. Laurícia Gonçalves Alves, de 24 anos, foi abordada por agentes federais quando desceu do coletivo, no bairro de Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes. A comparsa dela, a estudante Valquíria Carla dos Santos, de 19 anos, foi detida no Terminal Integrado de Passageiros (TIP), no Recife. Com a dupla foi encontrado cerca de 2,5 quilos de pasta de cocaína. Esta foi a primeira apreensão de droga feita pela PF em 2009.


O entorpecente estava dentro de alguns tamancos dentro da bagagem das acusadas. De acordo com a PF, a droga é oriunda da ciudad de Del Este, no Paraguai. As duas mulheres estavam trazendo a cocaína do município de Foz do Iguaçu, no Estado do Paraná. De acordo com o assessor de comunicação da Polícia Federal, Giovani Santoro, a droga seria transformada em 13 quilos de crack e seria comercializada na Região Metropolitana do Recife durante o período de Carnaval.


“Durante depoimento as suspeitas assumiram que a pasta de cocaína seria usada para a fabricação de crack. As duas mulheres estavam sendo investigadas há algum tempo. Conseguimos localizá-las através de denúncias anônimas”, comentou Santoro. Ele disse ainda que mais pessoas envolvidas no tráfico internacional estão sendo investigadas. “Temos suspeitas de quem entregou a droga para as duas no Paraná e também as pessoas que iriam receber aqui em Pernambuco”, acrescentou.


Giovani Santoro ainda comentou que durante os depoimentos Laurícia Gonçalves Alves e Valquíria Carla dos Santos negaram passar o nome das outras pessoas que estava participando do tráfico. “Disseram apenas que tinham a função de fazer o transporte da pasta de cocaína. Elas não mencionaram nomes”, observou o assessor de comunicação da PF. Após serem detidas as acusadas foram encaminhadas para Superintendência da Polícia Federal, no bairro do Recife onde foram autuadas por tráfico de entorpecentes e associação para o tráfico. Após prestarem depoimento elas seguiram para a Colônia Penal Feminina do Recife Fonte:LEOPOLDO MONTEIRO Folha de Pernambuco

Nenhum comentário: