quinta-feira, 29 de julho de 2010

UVP realiza curso de Controle Interno baseado na experiência da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe


A UVP (União dos Vereadores de Pernambuco), em parceria com a Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe (PE), ofereceu um “Curso Prático em Controle Interno”, na sede da entidade, no Recife, que aconteceu nos dias 22 e 23 de julho de 2010, ministrado pelo Controlador Interno da Câmara santacruzense, Willamy Feitosa, e teve a participação de cerca de 40 inscritos provenientes da região Metropolitana, do Agreste e Sertão de Pernambuco (Arco Verde, Abreu e Lima, Buíque, Bodocó, Camaragibe, Dormentes, Frei Miguelinho, Ibimirim, João Alfredo, Limoeiro, Mirandiba, Machados, Riacho das Almas, Santa Cruz da Baixa Verde, São Bento do Una, Salgueiro, São José do Egito, Tacaimbó, Vertente do Lério).
Observando que a Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe (PE) consegue trabalhar com a prática de todas as normas do plano de ação do Tribunal de Contas do Estado, a UVP usou o modelo de gestão santacruzense para “proporcionar um curso prático, na qual, fosse aberto para discutir as experiências do dia a dia do responsável pelas contas internas das Câmaras Municipais. Assim, o Curso foi direcionado para os membros responsáveis pela representação, servindo para esclarecer as normas, mediante a lei e melhorar o Controle Interno”, esclarece o Presidente da UVP, Severino Farias.
O Curso abordou temas como: Análise dos Principais Demonstrativos Contábeis, Instruções normativas, resoluções do TCE, Nomeação, Exoneração, Questões relativas à Previdência e produção de relatórios de controle.
O Presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz do Capibaribe (PE), Fernando Aragão, afirma que “para se ter uma boa gestão é necessários que todos os colaboradores entendam a importância do seu trabalho, sejam capazes de discernir o certo do errado e de seguir normas e colocar em prática resoluções. É necessária a constante atualização dos dados. Desta forma, buscamos sempre fazer o correto na Câmara de Santa Cruz, porque o povo precisa saber que está sendo bem amparado e respaldado na Casa de Leis”, enfatizou Aragão.

Nenhum comentário: