sábado, 24 de julho de 2010

Lula manda críticos da transposição e da Transnordestina visitarem obras


CAETÉS - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) condenou os que criticam a lentidão das obras da transposição do Rio São Francisco e da ferrovia Transnordestina. Para o petista, os adversários do governador Eduardo Campos (PSB) "deveriam compreender que já governaram e deveriam comparar as coisas para saber o que está acontecendo no Brasil".

"Eu tenho pena das pessoas que têm os olhos bons e não querem enxergar. Tanta gente que não tem visão e gostaria de enxergar". Lula atribuiu a demora das obras ao comprimento da ferrovia, ao valor elevado, à necessidade de fazer desapropriações e aos problemas ambientais provocados pela intervenção. "Quando eu comecei a fazer esta ferrovia era para inaugurar antes de eu deixar a Presidência. Só eu participei de 30 reuniões com a empresa que vai fazer, com o BNDES, com o ministro da Fazenda, com o ministro de Planejamento, com o ministro da Integração... E agora que está tudo pronto, ela vai estar com nove mil homens trabalhando simultaneamente. Uma parte parte dela será entregue em 2011, outra parte em 2012", garantiu.

Para o presidente as críticas à Transnordestina e à transposição do São Francisco acontecem porque os adversários não saem do Recife. "Seria tão bom que esses adversários, ao invés de ficarem no Recife falando mal do Eduardo, pegassem o carro e fossem visitar a obra do Canal do São Francisco, para eles morrerem de inveja porque não tiveram coragem de fazer".

Lula comparou as duas obras à Torre Eiffel, que também recebeu críticas quando estava sendo construída na França. "Você sabe quantos processos o governo francês recebeu quando fez a Torre Eiffel? Milhares de processos. Hoje, talvez seja uma das coisas mais admiradas no mundo inteiro. Quando este canal estiver trazendo água para 12 milhões de pessoas, até Dom Pedro, que em 1847 tentou fazer e não deixaram, vai sorrir lá de cima e dizer "obrigado, baixinho. Você fez o que eu não pude fazer", afirmou confundindo-se. A obra que Dom Pedro tentou começar foi a da Transnordestina e não a da transposiição.

Daniel Guedes
Do Blog de Jamildo

Nenhum comentário: