sexta-feira, 16 de julho de 2010

Para polícia, ladrão de quadro de Portinari entrou em museu de dia


A polícia tenta descobrir quem roubou um quadro do pintor brasileiro Cândido Portinari do acervo do Museu de Arte Contemporânea (MAC) de Pernambuco, em Olinda (PE). A ausência do quadro “Enterro” (foto) foi percebida na quarta-feira (14). A vigilância no Aeroporto do Recife foi reforçada para evitar que a obra de Cândido Portinari saia do Estado.

A ausência de câmeras de segurança e a falta de alarmes chamaram a atenção dos peritos. O prédio não tem grades nas janelas e as chaves são antigas.

Os peritos acreditam que o ladrão entrou aqui durante o dia. “Ele não invadiu o prédio. Ele entrou pela porta da frente, provavelmente dentro do grupo dos visitantes. Era um dos visitantes que entraram aqui para ver as obras”, afirma o perito criminal Frederico Maranhão.

Existe a suspeita de que o quadro seria enviado para outro estado. A Polícia Federal aumentou a vigilância no Aeroporto Internacional do Recife.

MUSEU
O prédio construído no século XVIII abriga o Museu de Arte Contemporânea (MAC) há 43 anos. O quadro formava um conjunto de Portinari em uma das paredes. Ele ficava no alto. Os outros quatro quadros, aparentemente, nem foram tocados.

A tela "Enterro" foi pintada em óleo sobre madeira em 1959. Estaria avaliada no Brasil entre R$ 800 mil e R$ 1,5 milhão. Restou apenas a moldura, que um dos funcionários encontrou atrás de uma janela.

Há suspeita de que o quadro iria para outro estado. Por isso, a Polícia Federal aumentou a vigilância no Aeroporto Internacional do Recife. “Não é uma obra fácil de ser comercializada. Então precisamos realmente que a sociedade nos ajude pra trazer informações”, diz o delegado Manuel Martins.

A Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco, que administra o museu, informou que o prédio conta com vigias 24 horas por dia.

Quem tiver informação pode ligar para o Disque-Denúncia, no Recife e Região Metropolitana, o telefone é o (81) 3421.9595. No interior do Estado, é o (81) 3719.4545.

Fonte: G1 com informações do pe360graus.com

Nenhum comentário: