Uma aeronave da esquadrilha da fumaça da Força Aérea Brasileira (FAB) caiu no final da tarde desta sexta-feira (2) em Lages, Santa Catarina. O piloto Anderson Amaro Fernandes morreu na hora.
O avião se apresentava por volta das 17h com outras seis aeronaves para a população da cidade. A nave de número sete se chocou com a lateral da pista durante uma manobra cerca de 20 minutos depois do início do show aéreo, segundo conta o instrutor de voo Klaus Ramos Klinger, que assistia a apresentação.
Os cerca de 5.000 espectadores entraram em pânico, mas ninguém se feriu. O exército isolou a área e aguarda a presença de técnicos do Centro Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Ceripa). Dentro de 30 dias deve ser divulgado um laudo com as causas do acidente.
Na avaliação de Klinger, a manobra que o piloto não conseguiu concluir era uma das mais simples da apresentação.
A esquadrilha da fumaça se apresentava para homenagear o Aeroclube de Lages, que completa 68 anos.
A FAB se pronunciou por meio de nota sobre o acidente. Leia a íntegra:
"O Comando da Aeronáutica lamenta informar que, no dia de hoje (2), por volta das 17h, uma aeronave T-27, do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) da Força Aérea Brasileira – mais conhecido como Esquadrilha da Fumaça – sofreu um acidente durante apresentação na cidade de Lajes (SC). O piloto da aeronave, Capitão Anderson Amaro Fernandes, faleceu no acidente. O Comando da Aeronáutica já iniciou as investigações para identificar os fatores que contribuíram para o acidente.
Brasília, 02 de abril de 2010.
Jorge Antônio Araújo Amaral - Coronel Aviador
João Varella, do R7
Nenhum comentário:
Postar um comentário