sábado, 16 de janeiro de 2010

Vagão de metrô pega fogo e oito pessoas ficam feridas


Oito pessoas ficaram feridas durante um incêndio, provocado por um curto-circuito, num dos vagões do metrô que opera na Linha Sul. O acidente ocorreu na tarde desta sexta-feira (15) quando o trem estava se dirigindo a estação de Porta Larga, no bairro de Prazeres, Jaboatão dos Guararapes.

“Eu pensei que era o povo queimando lixo, mas depois a fumaça aumento e o pessoal começou a se desesperar”, disse o eletricista Azeval Cabral, que presenciou o acidente.

De acordo com o coordenador de Administração e Finanças do Metrorec, José Renato Lira, o acidente foi causado por um problema elétrico na catenária, cabo que alimenta o veículo com energia elétrica. O cabo se rompeu e um equipamento que fica embaixo de um dos vagões começou a pegar fogo. As chamas chegaram a atingir as janelas. Com o fogo, o metrô parou e as portas abriram automaticamente. Houve pânico e muita correria entre os passageiros.Aproximadamente cerca de cem pessoas estavam n o vagão no momento do acidente.

“Aconteceu um curto na parte inferior do trem. Ele ocasionou um fogo e fez com que o trem tivesse que parar e ser esvaziado. Na hora de ser esvaziado, as pessoas entraram, talvez, em pânico e algumas machucaram a perna pela altura do trem. Na hora de tumulto alguém se machuca, mas não houve nada grave. O metrô continua sendo seguro. Estamos em operação há mais de 20 anos e este é o primeiro acidente deste tipo. Não sabemos dizer ainda o que ocorreu porque vamos avaliar as questões técnicas, mas o metro continua sendo confiável”, explicou José Renato Lira.

As oito pessoas que ficaram feridas foram levadas para o Hospital Esperança, na Ilha do Leite, Recife. Todas tiveram escoriações pelo corpo e devem receber alta ainda esta noite.

O coordenador do Metrorec informou ainda que o metrô opera com apenas um trem na linha Recife/Cajueiro Seco. O intervalo das viagens é de 50 minutos. Segundo o Metrorec, ainda esta noite o funcionamento do metrô deverá estar normalizado.

OUTRO ACIDENTE
No ano passado, passageiros do metrô também passaram por um susto, quando dois vagões descarrilharam. O acidente foi em novembro do ano passado. Dois vagões saíram dos trilhos, quando o metrô estava chegando à estação de Camaragibe, a última estação para quem vem do Recife. Por causa do horário, o metrô estava cheio, mas ninguém ficou ferido no acidente.

Da Redação do pe360graus.com

Nenhum comentário: