sábado, 16 de janeiro de 2010
Tenente pernambucano fala do Haiti sobre caos em que o País vive
O tenente pernambucano Ricardo Couto (foto), que está na força de paz da Organização das Nações Unidas (ONU), no Haiti, prestou um depoimento por telefone ao NETV, nesta sexta-feira (15), sobre o caos no país. Ele falou das dificuldades que militares e civis estão enfrentando na ilha, que foi devastada pelo terremoto, na última terça-feira (12). Confira a entrevista:
“O caos se instalou no País. Está tudo quebrado, é uma catástrofe, sinceramente, isso é tudo que podemos falar sobre isso. O povo está sofrendo, pois não tem água, eletricidade, as ruas estão todas escuras. Há vários corpos nas ruas, se deteriorando, em estado de putrefação. Estão trazendo suprimento de água e nós estamos comendo uma ração de campanha.”
“Tenho mãe, irmão, filho aí no Recife, e a única coisa que posso pedir é que se apeguem a Deus, porque aqui está difícil a situação. Não posso e nem quero sair daqui, porque o povo precisa muito da gente. Não temos condições de trabalho, estamos trabalhando na medida do possível, se controlando emocionalmente e psicologicamente para ter forças.”
“Todos têm escoriações pelo corpo porque estamos trabalhando nos escombros, mas o trabalho tem que continuar, não pode parar. Tenham fé que eu vou voltar para casa. Só não peçam para eu voltar para casa agora, porque esse pedido eu não vou atender.”
AJUDA
Pernambuco também entrou na campanha para ajudar as vítimas do terremoto da última terça-feira, no Haiti. O Governo do Estado colocou um grupo do Corpo de Bombeiros à disposição do Governo Federal. A equipe vai ao Haiti é formada por 26 bombeiros. Dez são especializados em resgate e atendimento pré-hospitalar e 16 são do grupamento de busca, salvamento e ações táticas.
O Corpo de Bombeiros também vai enviar equipamentos. São sensores e localizadores capaz de encontrar pessoas embaixo dos escombros, além de equipamentos para remoção de vítimas e material para corte de madeira, ferro e concreto. Ainda não existe data para a viagem, o grupo espera uma decisão do Governo Federal.
Quem quiser, também pode ajudar. O comitê da campanha "Ajude o Haiti" pede alimentos não-perecíveis, roupas e água mineral em garrafões de até cinco litros.
LOCAIS ONDE PODEM SER ENTREGUES AS DOAÇÕES:
- Quartel do Derby - as doações podem ser entregues a qualquer hora do dia ou da noite.
- Praça Professor Fernando Figueira - no bairro dos Coelhos - entre 8h e 18h
- Sede da Ordem dos Advogados do Brasil, que fica rua do Imperador, 235, bairro de Santo Antônio - das 9h às 18h
- Instituto de Assistência Social e Cidadania (Iasc) - que fica na rua Imperial, 203, bairro de São José – das 8h às 17h
- Parque da Jaqueira das 8h às 22h
- Segundo Jardim de Boa Viagem das 8h às 22h
- Igrejas das paróquias - de acordo com o horário de funcionamento de cada uma delas.
Da Redação do pe360graus.com
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário