sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

A luta de Edu pela vida

Eram reflexos descordenados, parecidos com sustos. Para a família do jogador Edu Matos, era o sinal da esperança. Pouco mais de uma hora após a transferência do Hospital Regional do Agreste para a unidade coronária 1 do Procape, no Recife, os médicos começaram a reduzir o nível de sedação do atleta, que sofreu sete paradas cardiorrespiratórias e estava em coma induzido. Edualisson Matos dos Santos, 23 anos, reagiu. Até o fechamento desta edição, continuava lutando pela vida.

O drama teve início aos cinco minutos do segundo tempo da partida entre Araripina - time de Edu - e o Porto, no estádio Lacerdão, em Caruaru. Subitamente o zagueiro Edu caiu no gramado. De imediato apresentou um quadro de convulsão. Perplexos, os demais jogadores e o árbitro da partida sinalizaram para a entrada do carro do Corpo de Bombeiros. Durante o percurso do estádio até o hospital caruaruense o jogador teve paradas cardíacas. Considerado um caso muito grave, os médicos do Hospital Regional do Agreste acharam prudente a transferência para a capital.

Era justamente este trajeto entre a capital do agreste e o hospital (130 km), situado no bairro de Santo Amaro, que preocupava os médicos. "Não sabíamos como ele poderia reagir durante o transporte. Mas não foi necessário parar em nenhum momento. A viagem foi tranquila, sem intercorrências. Isso nos deixou animados", explicou a médica clínica geral Rosângela Fonseca, que acompanhou o jogador desde a sua entrada na unidade intensiva do Regional do Agreste.

O outro profissional que acompanhou a transferência do atleta pelo Sistema de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o cardiologista Anderson Almeida disse que foi constatado uma miocardiopatia hipertrófica no coração de Edu. "É o aumento anormal da espessura muscular do coração. Essa patologia é a principal causa de morte súbita entre atletas. Mas também pode ocorrer em pessoas que não praticam esportes. Pode acontecer em uma a cada 500 pessoas. Mantivemos o paciente sedado e no coma induzidopara que ele não ficasse agitado. Tinha também a questão do edema cerebral. Tínhamos que controlar a pressão. Mas a transferência se deu de forma tranquila", acrescentou Almeida.

Por volta das 17h30, Edu Matos deu entrada na unidade de terapia intensiva coronariana 1 do Procape. Antes das 21h, o jogador recebeu um dreno e seu quadro de saúde permanecia estável.

Nenhum comentário: