segunda-feira, 8 de junho de 2009

Total de corpos resgatados já chega a 17


Na entrevista coletiva concedida na noite deste domingo (7), pelos comandos da Marinha e da Aeronáutica do Brasil, foi anunciado que um total de 17 corpos já foram resgatados nas áreas de buscas do acidente com o avião da Air France.

“Dos cadáveres, quatro são de homens e quatro de mulheres. Não houve condição de identificação do sexo de um dos corpos”, afirmou o tenente coronel Henry Munhoz, porta-voz da Aeronáutica. Das 17 vítimas, oito foram resgatados pela Marinha francesa, que está presente no local com uma fragata. Há outros corpos que ainda não foram resgatados, mas já foram avistados pela operação.

Foram encontrados também dezenas de novos componentes estruturais da aeronave, segundo o Munhoz. Os achados estão sendo realizados a uma distância de cerca de 1.150 km do Recife.

A Fragata Constituição, da Marinha Brasileira, está a caminho de Fernando de Noronha com nove corpos. “Quando chegar às proximidades do arquipélago, com previsão para terça-feira, os corpos serão levados por uma aeronave”, afirmou o capitão de Fragata Giucemar Tabosa, porta-voz da Marinha.

Em Fernando de Noronha serão feitas apenas as identificações iniciais. O restante do trabalho será feito no Instituto Médico Legal (IML) do Recife, pela Polícia Civil de Pernambuco e Polícia Federal do Brasil. A identificação será feita pelos médicos do IML no Recife, e a PF auxiliará com exames genéticos e confrontos de impressão digital.

A operação de buscas conta com seis navios da Marinha Brasileira, mais uma fragata da Marinha Francesa, além de 14 aeronaves, sendo 12 da Força Aérea Brasileira (FAB) e duas da França. O planejamento das ações para os próximos dias prossegue da mesma forma, priorizando os corpos e, em seguida, os destroços.

"A busca e resgate dos corpos e destroços são de responsabilidade da Marinha do Brasil e da FAB. Os pertences dos passageiros são de responsabilidade da empresa aérea (Air France). A investigação do acidente é responsabilidade das autoridades francesas e a identificação dos corpos está a cargo da Polícia Federal e da Polícia Civil de Pernambuco", explica Munhoz.

A partir desta segunda-feira (8), as entrevistas coletivas serão concedidas às 11h e às 19h.


Da Redação do pe360graus.com

Nenhum comentário: