sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Quatro homens são presos com 95 kg de maconha em Cabrobó, no Sertão


Quatro homens acusados de tráfico de drogas, sendo um deles paraguaio, foram presos pela Polícia Federal (PF) em Cabrobó, no Sertão do Estado, na madrugada desta quinta-feira (18). Com a quadrilha, foram apreendidos 95 kg de maconha, que estavam distribuídos em vários tabletes escondidos em um veículo.

A prisão aconteceu por volta de 1h. Foram presos: o técnico em celular Leandro Fernandes Albano, 24 anos, natural de Santa Catarina e residente em Criciúma (SC); o lavador de carros Janailson Dionisio da Silva, 21 anos, natural e residente em Natal; o paraguaio Nelson Osvaldo Duarte Lopez, 34 anos, vendedor e natural de Salto Del Guaira (Paraguai) e residente em Foz do Iguaçu (PR); e o vendedor ambulante Alexandre Vieira Dutra, 24 anos, natural de São Bento (PB) e residente em São Paulo (SP) — este último é considerado o líder da quadrilha.

Os suspeitos foram presos em uma fiscalização de rotina realizada no Trevo do Ibó, um ponto de passagem obrigatório para entrar em alguns estados do Nordeste. Numa das abordagens, a PF parou dois veículos (GM Montana de placa JZY-3173 e Pajero de placas MCX-2993). Após uma busca minuciosa, a droga foi encontrada numa armação de ferro camuflada na capota da carroceria do Montana, que, segundo a polícia, estava sendo conduzido por Leandro Fernandes Albano.

Em seguida, a polícia descobriu que os outros três homens, que ocupavam o segundo veículo, pertenciam à quadrilha e estavam dando cobertura à droga, fazendo a função de batedor do comboio. Os quatro acusados foram levados para a Delegacia de Polícia Federal em Salgueiro, onde foram autuados por tráfico interestadual de entorpecentes e associação para o tráfico. Se forem condenados, eles podem receber penas que variam de 5 a 20 anos de prisão. Todos os suspeitos seguiram para a Cadeia Pública de Salgueiro, onde ficam à disposição da Justiça.

A polícia acredita que a droga apreendida com a quadrilha é oriunda do Paraguai e estava sendo levada de São Paulo para ser distribuída no município paraibano de São Bento. Em depoimento na delegacia, Leandro Fernandes Albano preferiu ficar calado, enquanto Janailson Dionisio da Silva e Nelson Osvaldo Duarte Lopez negaram saber da existência da maconha, apresentando versões contraditórias para a viagem e sobre a relação com os outros acusados presos. Porém, Alexandre Vieira Dutra confessou o tráfico e informou que todos os outros suspeitos sabiam da existência da droga.

HISTÓRICO
Esta é a 17ª apreensão de drogas realizada pela Polícia Federal neste ano no Estado. Em 2011, já foram presas por tráfico 36 pessoas, sendo 32 homens e quatro mulheres. A quantidade de droga apreendida é de 287,4 kg de pasta-base de cocaína, 22,1 kg de crack e 613 kg de maconha, isso sem contar com as apreensões realizadas no Aeroporto Internacional dos Guararapes. Além disso, somente este ano, foram erradicados no Sertão pernambucano mais de 800.000 mil pés de maconha dentro da Operação Caruá, realizada pela PF.

No ano passado, 60 pessoas foram presas por tráfico, sendo 49 homens e 11 mulheres, e a quantidade de droga apreendida foi de 83,9 kg de pasta-base de cocaína; 43,9 kg de crack; 10,1 kg de cocaína; 1,5 toneladas de maconha e 438 ampolas de lança-perfume.

Da Redação do pe360graus.com

Nenhum comentário: