sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Alepe debate mobilidade na RMR para Copa de 2014


A recuperação de estradas, tarifa única de táxis e a construção de viadutos e avenidas na Região Metropolitana do Recife para a Copa do Mundo de 2014. Todos foram assuntos discutidos, nesta quinta-feira (18), na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

A Região Metropolitana do Recife é formada por 14 cidades. De acordo com o censo de 2010 do IBGE, tem mais de 3,6 milhões de habitantes. O vai e vem entre os municípios é constante, mas isso não significa que seja fácil.

Melhorar a mobilidade urbana em toda a região até a Copa de 2014 é um desafio. A Alepe criou uma comissão para discutir o assunto. Na reunião desta quinta-feira, um dos temas abordados foi o funcionamento dos táxis entre municípios do Grande Recife.

Hoje, para ir de uma cidade a outra, o passageiro têm que pagar mais caro, é a chamada bandeira 2. A proposta da comissão é criar uma tarifa única para todos os táxis da Região Metropolitana. "A nossa ideia é que até 2014 todos os municípios façam a sua regulamentação, façam cursos de qualificação de profissional do ponto de vista de aulas de inglês, espanhol para preparar esse taxista para receber bem aquele que vem nos visitar. E até 2014 uma possibilidade de uma integração metropolitana no período da Copa do Mundo”, explicou o presidente da comissão, Sílvio Costa Filho.

Outros assuntos também foram discutidos na reunião. Entre eles, a verba disponibilizada pelo Governo do Estado de R$ 1,5 bilhão para melhorar o trânsito na Região Metropolitana.

De acordo com o secretário de Transportes de Pernambuco, Isaltino Nascimento, esse dinheiro já está sendo aplicado. "Esses recursos vão ser envolvidos não só para a área da mobilidade urbana. Vamos fazer também um processo de recuperação de rodovias, tanto o restauro delas quando a questão da conservação e vamos também estabelecer um novo modelo de composição do ponto de vista da infra-estrutura nas estradas.”

Da Redação do pe360graus.com

Nenhum comentário: