quinta-feira, 21 de julho de 2011

Lula chega com agenda de homenagens e política


Presente no Recife pela primeira vez depois passar a Presidência da República para Dilma Rousseff (PT), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) será homenageado, hoje à noite, pela Orquestra Criança Cidadã Meninos do Coque, que este ano completa cinco anos de existência. Coordenador do projeto, o juiz João Targino ressaltou que a homenagem ao petista representa um reconhecimento ao apoio dado por ele, durante os primeiro anos da orquestra.

“Foi uma série de gestos de apoio do então presidente Lula. Em abril de 2008, o projeto estava passando por dificuldades financeiras e o presidente colaborou com a ajuda da Caixa Econômica. Ele também providenciou a apresentação da orquestra para 33 chefes de Estado, na Costa do Sauípe. Depois, no programa do Faustão. A homenagem é um tributo de gratidão ao ex-presidente”, salientou o coordenador.

A visita à Capital pernambucana faz parte da agenda do petista, que ultimamente tem se dedicado a palestras e homenagens. Amanhã o ex-presidente participará, receberá títulos de Honoris Causa, de universidades, e almoçará com o governador Eduardo Campos (PSB) e lideranças da Frente Popular.

Dando início à turnê nacional, o ex-presidente visitou, ontem, a Bahia. “Vou voltar a percorrer o Brasil. Tem muita coisa para ser feita. Sou um ajudante da presidente Dilma”, disse Lula, completando em seguida: “Tenho convicção da competência dela. O petista visitou Dona Canô - mãe dos cantores Caetano Veloso e Maria Bethânia - na cidade de Santo Amaro da Purificação. “Hoje (ontem) é o Dia do Amigo e por isso eu vim visitar uma amiga”, disse Lula, na porta da casa - onde está colado um adesivo com a estrela do PT.

Conversando com Dona Canô, que tem 103 anos e ficou hospitalizada durante uma semana, no início de julho, o ex-presidente brincou com a internação da matriarca. “Por que não chamou a Samu? Se chamar a Samu e ela não atender, pode cortar outro dedo meu”, disse o ex-presidente. O governador baiano, Jaques Wagner (PT), afirmou que Lula propôs a criação de uma “escolinha em Santo Amaro para ensinar o pessoal a bater pênaltis, para a gente não passar vergonha que nem passou lá (na Argentina, na eliminação do Brasil da Copa América)”.

Questionado sobre a atuação de Lula após deixar a Presidência, o governador afirmou que ele continuará fazendo política. “Ele é um ser político, um militante do PT. Vai continuar rodando o País defendendo o projeto político em que acredita e o governo da presidente Dilma”, ressaltou. De Santo Amaro, Lula seguiu, de helicóptero, para Feira de Santana, também na Bahia, onde visitará, ainda hoje, um hospital construído durante sua gestão.

TRANSPORTES

Já em Feira de Santana, ao comentar a crise no Ministério dos Transportes, o ex-presidente Lula afirmou que é necessário punir quem “não age com honestidade e decência”. “Se cometeram erros, as pessoas devem ser punidas. Isso vale para a presidente Dilma, valia para mim e vale para qualquer um”, disse. “Se agiram corretamente, elas serão absolvidas”, acrescentou.

JUMARIANA OLIVEIRA
com FOLHAPRESS

Nenhum comentário: