terça-feira, 12 de julho de 2011

Governo entra com ação na Justiça contra operação padrão no Detran


O Governo do Estado entrou com uma ação no Tribunal de Justiça de Pernambuco questionando a legitimidade da operação padrão dos funcionários do Detran, que já dura 58 dias. As pessoas que procuram o Departamento Estadual de Trânsito têm enfrentado longas filas e muita demora para resolver problemas com documentos de veículos ou carteiras de habilitação. A ação do Governo do Estado que pede o fim da lentidão no atendimento deve ser julgada pelo desembargador Jones Figueiredo, do TJPE. Por enquanto, não há um prazo de quando sairá a decisão da justiça.

Os servidores resolveram trabalhar de forma mais lenta para pressionar o Governo a aumentar os salários. Agora em julho, depois de quase dois meses de operação padrão, o Estado ofereceu 5% de reajuste e informou que as negociações estão encerradas com a categoria.

Em nota, a Secretaria de Administração informou que a categoria não teve perdas salariais como afirmam e que os servidores tiveram ganhos reais acima da inflação do período (22,21% - IPCA-IBGE). Os reajustes, segundo a Secretaria, de janeiro de 2007 a dezembro de 2010, variaram de 35% a 57%. O comunicado diz ainda que já houve mais de dez reuniões de negociação e o reajuste pleiteado para os próximos de 3 anos – da ordem de 94,4% – fica “muito fora da realidade”.

Já a Associação dos Servidores do Detran diz que o pleito salarial se justifica “em razão dos salários pagos a outras categorias do Estado de Pernambuco, que do ano de 2005 a 2011, obtiveram reposição salarial superior à do Detran”. Eles querem equiparação salarial e alegam que o Detran tem receita própria para isso por ser o segundo órgão em arrecadação no Estado. O pleito, segundo o comunicado da Associação, inclui melhoria nas condições de trabalho, nomeação dos concursados aprovados e reposição das perdas salariais/poder aquisitivo de 2006/2011, de forma escalonada até 2014, sendo 35% em 2011 e 40% até 2014. Eles não pretendem entrar em greve e informaram que vão continuar a operação padrão por tempo indeterminado.

Da Redação do pe360graus.com

Nenhum comentário: