quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Ex-PM da 'gangue fardada' é preso em Pernambuco e transferido para AL

Do G1 AL
Manoel Bernardo de Lima Filho foi apontado como integrante de 'Gangue Fardada' (Foto: Divulgação/Polícia Civil)Manoel Bernardo de Lima Filho foi apontado como
integrante de 'Gangue Fardada'
(Foto: Divulgação/Polícia Civil)










A Polícia Civil prendeu, na terça-feira (4), o ex-soldado Polícia Militar Manoel Bernardo de Lima Filho, conhecido como “Soldado Lima”, 51. Ele é apontado como integrante da gangue fardada, um grupo de militares responsável por crimes de pistolagem, roubos de carros e assaltos no estado. O ex-militar foi preso emPernambuco e trazido para Alagoas.
Policiais do Núcleo de Inteligência (NI) da Polícia Civil de Alagoas cumpriram mandado de prisão contra o ex-militar, expedido pelo desembargador João Luiz Azevedo Lessa, na cidade de Joaquim Nabuco, interior de Pernambuco. Ele foi conduzido para o sistema prisional alagoano.
O Soldado Lima acusado de homicídio qualificado pela morte de Genivaldo José da Silva, homossexual também conhecido por “Teacher”. O crime aconteceu em 1993, na cidade alagoana de Campestre. Ele foi absorvido, em julgamento em março deste, na Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Alagoas.
Outros dois acusados, José Augusto dos Santos, conhecido como “Zé Cranca”, e Marcos Augusto dos Santos, o “”Quinho”, foram condenados pelo mesmo crime, executado, segundo denúncia, por queima de arquivo, pelo fato de a vítima ter presenciado o assassinato de Manoel Elpídio, com quem Genivaldo mantinha um relacionamento amoroso.
Segundo a polícia, a Câmara Criminal acatou um pedido do Ministério Público para que ele fosse submetido a um novo julgamento, feito pelo Tribunal do Júri. No pedido constava que a absolvição do acusado foi contrária à prova dos autos. Com a decisão do órgão colegiado, o réu permanecerá preso até que seja submetido a novo Júri.
Outros crimes
O ex-soldado Manoel Bernardo, envolvido em diversos outros crimes, após o desmantelamento da “gangue fardada” saiu de Alagoas, somente sendo preso, em uma operação conjunta da Polícia Federal paulista e do serviço de inteligência da Defesa Social alagoana, 19 anos depois no Estado de São Paulo.
A prisão aconteceu em 31 de outubro de 2008, quando ele saía de casa para o trabalho. O ex-soldado trabalhava em um posto de saúde e usava o nome falso de Valdenor Pereira da Costa.
Entre os muitos crimes atribuídos ao Soldado Lima, constam o assassinato de um vereador em Novo Lino e do fazendeiro José Cardoso de Albuquerque, pai do cantor Geraldo Cardoso, crime ocorrido no dia 27 de setembro de 1989, no interior de uma casa comercial, Bilá Auto Peças, no município de Palmeira dos Índios.
Ele foi pronunciado em novembro de 2009, já em Alagoas, pela prática do crime de homicídio por motivo fútil e mediante traição, emboscada ou dissimulação.

Nenhum comentário: