Com 16 anos, Jéssica se classificou na etapa nacional do programa na terceira colocação, com a redação “Lei boa é lei cumprida” (Foto: Agência Senado)
Pernambuco passa a contar com mais uma voz feminina e jovem no Senado. É que a estudante de Surubim Maria Jéssica Silva de Almeida, aluna do 1º ano da Escola de Referência em Ensino Médio Severino Farias, tomou posse como jovem senadora, no plenário da Casa, em solenidade presidida por Renan Calheiros (PMDB-AL). Ela e representantes das outras 26 unidades federativas do País foram empossados simbolicamente por meio do Projeto Jovem Senador, concurso feito pelo Congresso que seleciona as melhores redações de estudantes de até 19 anos que frequentam escolas públicas.
Com 16 anos, Jéssica se classificou na etapa nacional do programa na terceira colocação, com a redação “Lei boa é lei cumprida”. O tema escolhido para esse ano foi “se eu fosse senador”.
Em sua redação, a jovem afirmou que os parlamentares brasileiros precisam pensar na aplicação da legislação já existente no País antes de se criar novas normas. “Como senadora, não iria abarrotar a legislação com mais leis e mais leis, tentando agradar a opinião pública. Meu empenho seria em fazer valer aquelas já existentes, afinal de contas, como disse Charles de Montesquieu ‘leis inúteis enfraquecem leis necessárias’”, ressaltou no texto.
Jéssica disse ainda que espera contribuir com o Brasil enquanto estiver no Senado. “Eu espero, sinceramente, poder contribuir para o benefício do País. Uma oportunidade como essa é bastante especial e a experiência de passar esses dias no Senado com certeza será muito enriquecedora e inesquecível”, afirmou.
Ela desembarcou em Brasília na segunda-feira e retorna a Pernambuco no próximo sábado. Como senadora, ela integrou uma comissão que tratou de finanças e educação onde foram apresentados dois projetos de lei. Um trata de conceder uma bolsa, no valor de R$ 250, a estudantes de 15 a 17 anos que tenham bom desempenho e frequência escolar. A outra proposta garante que os 75% do dinheiro dos royalties do petróleo sejam destinados, especificamente, à educação.
Na posse, os jovens ainda realizaram uma eleição para escolher os integrantes da Mesa Diretora, que inclui os cargos de presidente do Senado Jovem, vice-presidente e 1º e 2º secretários. O estudante de Mato Grosso, Carlos Henrique, foi eleito o presidente da Casa.
Para o líder do PT no Senado, Humberto Costa, a rotina dos estudantes em Brasília será muito intensa e enriquecerá o currículo de cada um deles. “Eles irão experimentar, no Congresso Nacional, esse verdadeiro exercício pela democracia. É algo muito importante, até para que se conscientizem a respeito da atividade política dos parlamentares e se tornem lideranças em suas localidades”, avaliou.