quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Estudante de medicina da USP relata humilhação em “rito de passagem” da Atlética

Ana Cláudia Barros, do R7
Cercado por alunos da FMUSP (Faculdade de Medicina da USP), um jovem, também estudante do curso, recebe violentos tapas nas nádegas, cobertas por um campo estéril, usado comumente em cirurgias. Paramentados como se estivessem prestes a operar um paciente, os universitários ignoram os gritos de desespero da vítima.
A cena descrita foi exibida em vídeo durante a audiência pública realizada pela Comissão de Direitos Humanos da Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo) nesta terça-feira (11). Ela retrata um ritual chamado de “pasta” ou “pascu”, praticado há anos na Associação Atlética Acadêmica Oswaldo Cruz, dirigida por estudantes da FMUSP, segundo o estudante Z*, ouvido pelo R7. De acordo com denúncias de alunos levadas à comissão, a prática significa um rito de passagem, mas também uma forma de punição dos integrantes da Atlética.
O ato é, basicamente, a simulação de um procedimento cirúrgico, em que a anestesia é representada pelos tapas na região glútea. No final do ritual, os estudantes costumam aplicar pasta de dente na região perianal de quem sofre a humilhação.
No caso do vídeo exibido na Alesp, houve uma peculiaridade: um pedaço de pizza foi colocado nas nádegas do rapaz. O motivo? Ele era contra a “pasta”, segundo contou Z.

Nenhum comentário: