quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Advogado pede liberdade de Edinho e critica prisão: 'Estarrecedora'

Ex-goleiro do Santos, filho de Pelé é preso em Praia Grande, SP (Foto: Reprodução/TV Tribuna)Ex-goleiro do Santos, filho de Pelé é preso em Praia Grande, SP (Foto: Reprodução/TV Tribuna)







A prisão do ex-goleiro do Santos Futebol Clube e filho de Pelé, Edson Cholbi do Nascimento, o Edinho, gerou críticas do advogado Eugênio Malavasi em relação à decisão da Justiça de Praia Grande, no litoral de São Paulo. O defensor entrou com um pedido de habeas corpus na noite desta terça-feira (18).
Para Malavasi, a justificativa de que o prazo de apelação do julgamento de Edinho havia expirado não corresponde à realidade. “Eu recebi a notícia de maneira inusitada. Estava em uma audiência na capital paulista, quando fui avisado por mensagem. O comparecimento mensal do meu cliente havia sido pedido e ele foi cumprir a ordem no Tribunal de Justiça. Ele assinou o documento e estava saindo, quando a Polícia Militar apareceu e o deteve. No entender da meretíssima, o caso transitou em julgado, ou seja, não cabe mais recurso, porque o advogado anterior perdeu o prazo. Esse é o fundamento da prisão”, explica.
Advogado Eugênio Malavasi ficou surpreso com a prisão de Edinho (Foto: Reprodução/TV Tribuna)Advogado Eugênio Malavasi ficou surpreso com a
prisão de Edinho (Foto: Reprodução/TV Tribuna)






No entanto, o advogado rebate esse argumento e alega que isso não ocorreu. “Eu não entendo dessa forma. O recurso interposto por este advogado é tempestivo, ou seja, aconteceu dentro do prazo. Quando foi publicada a decisão contra o Edinho, a juíza o intimou, via oficial de Justiça. Nesse hiato, o advogado que me antecedeu interpôs o recurso, ou seja, é tempestivo, o recurso está dentro do prazo”, comenta.

Além disso, Malavasi ressalta que o mérito da prisão anterior do filho de Pelé será julgado no dia 28 de novembro. “A questão seria julgada nesta quinta-feira (20), mas como há o feriado, será no dia 28. Só que, nesse período, o Edinho estava cumprindo tudo, tanto que foi ao Fórum de Praia Grande para assinar o documento. Não havia uma decisão sobre a prisão dele no cartório, o mandado não constava nos autos. Tanto isso é verdade que ele só foi detido pelos policiais quando já estava na calçada. Estou totalmente surpreso com essa decisão, pois jamais vislumbrei o trânsito julgado. A decisão é estarrecedora”, afirma.
Edinho foi condenado em maio deste ano a uma pena de 33 anos e quatro meses de prisão, por lavagem de dinheiro proveniente do tráfico de drogas. O advogado espera conseguir evitar o encaminhamento do ex-goleiro para um presídio. O filho de Pelé passou a noite isolado na cadeia anexa à Delegacia Sede de Praia Grande. No entanto, ele pode ser transferido antes mesmo de que a decisão sobre o recurso seja conhecida.
Aloísio Pires de Araújo, titular da Delegacia Sede de Praia Grande, SP (Foto: Rodrigo Martins/G1)Aloízio Pires de Araújo, titular da Delegacia Sede
de Praia Grande, SP (Foto: Rodrigo Martins/G1)






Malavasi acredita que a resposta ao pedido de habeas corpus apresentado por ele deve ser conhecida até a tarde desta quarta-feira (19). “Vamos tentar despachar essa liminar com o desembargador. Esperamos ter uma resposta do Tribunal até o fim da tarde desta quarta”, conclui.
Prisão
O ex-goleiro foi condenado no dia 30 de maio pelos crimes de lavagem de dinheiro e associação ao tráfico de drogas. Ele respondia em liberdade, mas não podia deixar o País, já que a prisão definitiva poderia ser decretada a qualquer momento. Por isso a necessidade de comparecer todo mês ao Fórum.
Assim que chegou ao local nesta terça-feira, acompanhado de um de seus advogados, ele foi preso devido a uma ordem de captura definitiva ter sido expedida pela Justiça. Edinho foi transferido para a Delegacia Sede do município, onde deverá ficar preso até ser encaminhado para um presídio ou até uma decisão da Justiça.
Rodrigo MartinsDo G1 Santos

Nenhum comentário: